top of page

25 de maio - 19h30 às 21h

Local: Cervejarium, Av. Independência, 3248 - Alto da Boa Vista

 

O Cérebro e as Artes Visuais

O encontro tratará da ideia de ciência moderna, surgida no século XVII pelos esforços de filósofos naturais como Johannes Kepler, Galileu Galilei e Isaac Newton, citando apenas os mais importantes, e também a ideia de arte na modernidade, sobretudo do Renascimento em diante.

 

É dessa época que data a separação entre ciência e arte como conhecemos hoje. Entretanto, pontos de encontro não cessaram de existir. A evolução dos conceitos sobre o cérebro foi acompanhada por imagens feitas por pintores, desenhistas e gravadores. As artes, aqui, estavam em função das ciências.

 

Hoje, a novíssima disciplina neuroestética busca conhecimentos a respeito de módulos visuais, sequências hierarquizadas de processamentos visuais e modulação de experiências estéticas por contextos e conhecimentos prévios, por exemplo, para entender como o cérebro processa experiências estéticas. Para fazer isso, neurocientistas utilizam sofisticados instrumentos que fotografam, escaneiam e constroem imagens inéditas do cérebro. Aqui, as ciências não apenas buscam explicar as artes, mas fazem uso de uma longa tradição que remonta, justamente, o Renascimento.

Coordenador

Prof. Norberto Garcia Cairasco

Possui Graduação em Biologia - Universidad Del Valle, Colômbia (1976), Mestrado em Fisiologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (1982) e Doutorado em Fisiologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (1984) da Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado no Duke University Medical Center (1988-1990). É professor titular junto ao Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. Coordena e realiza atividades na interface Neurociência e Artes, sendo Membro da Comissão da Semana Nacional do Cérebro, junto à SBNeC.

Convidados

Eduardo Kickhöfel

Graduado em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), mestre em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2007). Desde 2008, é professor de História da Filosofia da Renascença na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp, tendo como objetos de estudo a cosmologia renascientista e a formação da ciência moderna, tendo Galileu como pesonagem central. Realizou pós-doutorado no Kunsthistorisches Institut in Florenz (2014-15) e elabora uma nova edição dos manuscritos de anatomia de Leonardo da Vinci.

bottom of page