top of page

25 de maio - 19h30 às 21h

Local: Cervejaria Invicta, Av. do Café, 1365

 

O cérebro preditivo: neurobiologia da antecipação a eventos futuros

O cérebro é um estatístico? Esta é uma pergunta antiga cuja origem pode ser datada de meados do Século XIX com os trabalhos do cientista alemão Hermann Helmholtz. A ideia básica por trás dessa pergunta é a de que o cérebro cria um modelo interno do mundo a partir dos estímulos externos que recebe pelos órgãos dos sentidos e usa esse modelo para fazer inferências ou predições sobre o mundo. A previsão aqui é entendida no sentido de antecipar o resultado de um evento, por exemplo, prever em que ponto de um campo de futebol uma bola chutada por um jogador estará em um dado momento no futuro ou qual o próximo som de uma melodia ritmada.  

Coordenadora

Profª. Cláudia Domingues Vargas

Doutorou-se em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). O seu pós-doutorado foi realizado no Institut des Sciences Cognitives, em Lyon. É Professora Associada II da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Neurofisiologia e plasticidade do sistema motor humano. É pesquisadora principal do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (NeuroMat), financiado pela FAPESP.

Convidados

Maria Luíza Sales Rangel

Fisioterapeuta, Doutora em Ciências Biológicas (Fisiologia),pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho - UFRJ, onde investigou os mecanismos associados a predição de eventos sensóriomotores através de Eletroencefalografia (EEG). Possui interesse no estudo da plasticidade cerebral após lesão periférica, voltada para aspectos relacionados ao controle motor e ao desenvolvimento de tecnologias assistivas em reabilitação. Possui experiencia com as técnicas de EEG de alta densidade, Estimulação Magnética Transcraniana e Cronometria mental.

bottom of page