24 de maio - 19h30 às 21h

Local: Cervejaria Invicta, Av. do Café, 1365

 

Exercício Físico Inflamação e Doenças

É inegável o importante papel que os exercícios físicos representam em nossa vida. Contudo, você sabia que nem sempre a prática de exercícios significa uma vida saudável? Iremos abordar de que modo a interação entre exercício físico e sistema imunológico pode induzir ou prevenir Doenças Crônicas.

Coordenador

Prof. Paulo Louzada-Júnior

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto pela Universidade de São Paulo (1987), Residência Médica em Reumatologia no HC-Ribeirão Preto - USP, Mestrado em Bioquímica pela Universidade de São Paulo (1993) e Doutorado em Medicina (Clínica Médica) pela Universidade de São Paulo (1997). Realizou doutorado sandwich no Fred Hutchinson Cancer Research Center, Seattle, EUA, no período 1995/1996. Atualmente é Professor Livre-Docente (Associado) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atual vice-coordenador no Nucleo de Apoio em Pesquisa em Doenças Inflamatórias -NAP-DIN - da Universidade de São Paulo, vice-coordenador do CEPID em Doenças Inflamatórias, Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Reumatologia e Coordenador da Divisão de Reumatologia, Alergia e Imunologia Clinica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP.

Convidados

Pedro Schwartzmann

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) e Residência Médica em Clínica Médica e Cardiologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP. Possui doutorado completo em Cardiologia pelo Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Atualmente exerce suas atividades no Centro de Cardiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Sérgio Couto Luna de Almeida

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) em 2003. Residência médica pelo Hospital das Clínicas da FMRP-USP em Clínica Médica(2004/2005) e Rematologia (2006/2007). Mestrado (2011) e Doutorado (2015) em Clínica Médica na área de Reumatologia. Experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica e Reumatologia.