top of page

17 de maio - 19h30 às 21h

Local: Bar do Peixe - Estrada das Lágrimas, 241 – Bairro São José

​

O chute do limite ao infinito: Um olhar e uma conversa multidisciplinar sobre as avaliações educacionais oficiais Brasileiras

A roda de conversa pretende difundir a cultura da avaliação educacional no Brasil. Os palestrantes pretendem discutir algumas ideias e conceitos visando promover reflexões críticas, sobre a metodologia utilizada e sobre os resultados gerados nas avaliações educacionais de larga escala, como a provinha Brasil, o ENEM, o ENCCEJA, o ENADE. Temas como avaliação para portadores de deficiência visual, auditiva, mensuração de desempenho, estimação de proficiência, elaboração de itens, compreensão dos resultados e dos efeitos sociais na população brasileira devem ser abordados.

Regina Albanese Pose

​

Bacharel em Estatística e Licenciatura em Matemática, especialização lato sensu em Psicopedagogia, Mestrado em Ciências pela FMUSP. Atua com Pesquisa no setor Educacional e da Saúde (avaliações de conhecimento e/ou surveys). Atualmente, desde 2015, é professora concursada na USCS. Atua como consultora/assessora em estatística desde 2016. Conselheira eleita no Conselho Regional de Estatística CONRE-3 desde 2015.

Leandro Campi Prearo

​

Possui graduação em Matemática com Ênfase em Informática, Mestrado e Doutorado em Administração - Métodos Quantitativos pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professor - pós graduação - FIA-USP, gestor do instituto de pesquisas da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, professor do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Tem experiência na área de MÉTODOS QUANTITATIVOS, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise Multivariada de Dados, Estatística Avançada, aplicados á área de educação (censos educacionais, pesquisas sobre qualidade de ensino), saúde, administração pública e mercadologia

Maria do Carmo Romero

​

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (1978), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professor da graduação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, pró-reitora de pós graduação e pesquisa da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, professor titular da Universidade Municipal de São Caetano do Sul e professor do programa de pós graduação em Administração Mestrado e Doutorado da Universidade Municipal de São Caetano do Sul com experiência na área de Administração, tendo a ênfase de produção bibliográfica em Mercadologia, atuando principalmente nos temas comportamento do consumidor ambientalmente favorável, Microcrédito e Desempenho Organizacional, Análise Multivariada de Dados e Produção Técnica com ênfase em Desenvolvimento de Procedimentos Metodológicos de Pesquisa Aplicada e Elaboração de Diagnósticos Setorial e de Desenvolvimento local/regional. Atua também no Programa de Pós-graduação em Educação Mestrado Profissional de Gestão e Docência Educacional.

Paulo Sérgio Garcia

​

Pedagogo, Mestre (1997) e Doutor em educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2011). Possui Pós-Doutorado (2014) com a realização de estudos em escolas no Brasil e na Itália. Foi representante da América do Sul no International Board IOSTE - International Organization for Science and Technology Education (2008-2010). É professor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (Departamento de Educação) e coordenador do Projeto de Observatório da Região do Grande ABC Paulista, onde desenvolve pesquisas ligadas às escolas, às políticas educacionais e à avaliação educacional. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Avaliação e Gestão Educacional - GEPAGE/CNPQ. É membro do International Congress for School Effectiveness and Improvement (ICSEI). É pesquisador da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Formação e condições de trabalho dos professores) e do Grupo Inter-institucional Desempenho Escolar e Inclusão Acadêmica - IDEIA, Universidade Federal de Santa Maria.

bottom of page