top of page

15 de maio - 19h30 às 21h

Local: West Brothers - Avenida Trabalhador são-carlense, 67

​

De São Carlos para o espaço: a fronteira final

Vamos falar sobre as viagens da futura espaçonave brasileira Garatéa-L e sobre o desenvolvimento de novas tecnologias aeroespaciais. Entre os convidados para comandar a conversa estão pesquisadores e empreendedores que têm uma missão muito similar à dos tripulantes da famosa nave estelar Enterprise, da série de ficção científica Star Trek. Eles querem explorar novos mundos, pesquisar novas vidas, novas civilizações e audaciosamente ir onde nenhum homem jamais esteve.

Lucas Fonseca

​

Engenheiro mecatrônico formado pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP), Lucas é mestre em engenharia espacial pelo Instituto Superior de Aeronáutica e Espaço (ISAE-Supaero) de Toulouse, na França. Trabalhou na missão Rosetta, iniciativa da agência espacial europeia (ESA) que se tornou uma das missões espaciais mais incríveis já realizadas. Lucas auxiliou na estratégia de pouso do módulo Philae sobre o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. Orientador do grupo Zenith da EESCP, Lucas é cofundador da empresa Airvantis e idealizador da missão Garatéa-L, a missão lunar brasileira.

Douglas Galante

​

Graduado em Ciências Moleculares em 2003 pela Universidade de São Paulo (USP), defendeu seu doutorado em Astronomia pela mesma instituição em 2009, com um dos primeiros trabalhos em astrobiologia do país. Até 2012, foi pós-doutorando na USP, trabalhando nas fundações do Núcleo de Pesquisa em Astrobiologia, hoje uma instituição parceira da NASA, e na criação de um laboratório dedicado ao tema. No mesmo ano, integrou a equipe de pesquisadores do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, onde estuda a origem, a evolução e a distribuição da vida na Terra e em outros planetas, usando as instalações de um dos maiores laboratórios do Brasil.

Alexey Dodsworth

​

Escritor, Alexey é mestre em filosofia e, atualmente, cursa doutorado de dupla titulação em filosofia pela Universidade de São Paulo e pela Università Ca' Foscari, de Veneza. Transumanismo, ética e políticas de exploração espacial são os pontos abordados tanto em sua pesquisa doutoral quanto nos livros de ficção científica que escreve. Já foi consultor da UNESCO e assessor especial no Ministério da Educação e, em 2015, venceu o Prêmio Argos de melhor livro de ficção científica originalmente escrito em língua portuguesa.

Salvador Nogueira

​

Jornalista científico, Salvador é astrônomo amador e escritor brasileiro, autor de 11 livros, entre eles “Extraterrestres”, “Rumo ao Infinito”, “Conexão Wright-Santos-Dumont” e dois volumes da coleção Explorando o Ensino (MEC) sobre astronomia e astronáutica. É sócio fundador da Associação Aeroespacial Brasileira, de quem já foi conselheiro. Escreve para o caderno de ciências da Folha de S.Paulo desde o ano 2000 e é colunista do jornal desde 2015, além de ter um blog na Folha.com, o “Mensageiro Sideral”. É também colunista da revista Scientific American Brasil e membro da equipe da missão Garatéa-L, que deve se tornar a primeira sonda lunar brasileira em 2021.

bottom of page