17 de maio - 19h30 às 21h
Local: : Cervejaria Artesanal São Paulo: Rua Paracuê, 141 - Sumaré
​
Atletas do futuro: o gene vencedor?
Resumo da palestra: Os avanços nas tecnologias de estudo do DNA tem sido marcados por um desenvolvimento sem precedentes na última década, após o término do Projeto Genoma Humano em 2001, que foi um marco representativo de uma nova era em genômica. Essa revolução tecnológica aponta para um futuro onde quase todas as atividades humanas serão norteadas pelo conhecimento de nossa genética. Por outro lado, novos modelos de organização e de práticas de saúde estão sendo buscados, propondo mais resolutividade e pautando-se não apenas na doença, mas no processo saúde-doença, visando sua prevenção e a melhora da qualidade de vida das pessoas. Para a criação de novas possibilidades de intervenção em saúde é preciso o constante esforço em estudos para o conhecimento da fisiologia do corpo humano e da interação genótipo e fenótipo. Uma das principais metas da genética humana é entender como as mudanças no DNA dos indivíduos proporcionam o desenvolvimento de doenças. Diante deste cenário surgiu o Projeto Atletas do Futuro, buscando o desafio de aprofundar o conhecimento sobre determinantes genéticos, tentando encontrar as correlações entre genótipo e fenótipo voltados à valorização da atividade física e seus benefícios para a saúde. Nesta palestra iremos discutir uma possível aplicação da genômica na atividade esportiva e suas implicações.
João Bosco Pesquero
​
Químico pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo e pós-doutoramento em biologia molecular pela Universidade de Heidelberg e pelo Instituto Max-Delbrück para Medicina Molecular em Berlim, Alemanha. Professor Livre-docente da Universidade Federal de São Paulo e Diretor do Centro de Pesquisa e Diagnóstico Molecular de Doenças Genéticas.
Empreendedorismo em ciência
(O Cientista empreendedor).
Na ficção e nas manchetes de jornais vemos com frequência exemplos de cientistas e empreendedores donos de empresas bilionárias. Mas será que transformar uma descoberta da pesquisa em um negócio é algo simples? Quais os desafios para se criar, abrir, buscar investimento e gerir uma empresa de base tecnológica ?
Como analisar e investir em empreendedorismo em ciência ? Para discutir esses temas faremos uma mesa de debates com os cientistas empreendedores Rafael Ferreira e Ricardo di Lazzaro Filho.
Rafael Vicente de Padua Ferreira
​
Mestre e Doutor em Tecnologia Nuclear- USP. Experiência em empreendedorismo e inovação, processos químicos, físicos e biotecnológicos aplicados na indústria. CEO da ITATIJUCA BIOTECH.
Ricardo di Lazzaro Filho
​
Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP e em Farmácia-bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. CEO do Grupo Genera. Possui experiência acadêmica e profissional nas áreas de empreendedorismo e inovação, biologia molecular, genética e saúde pública.