top of page

16 de maio - 19h30 às 21h

Local: : Cervejaria Artesanal São Paulo: Rua Paracuê, 141 - Sumaré

​

Se correr demais o bicho pega, e se parar demais, o bicho come: atividade física ou inatividade física, o que realmente importa para a saúde?

Pretendo discutir os princípios em que se baseiam os conceitos de atividade física/exercício/excesso de exercício  versus inatividade física para a manutenção da saúde. Alertar aos presentes os efeitos prejudiciais para a saúde de períodos prolongados de inatividade física, assim como discutir os efeitos do excesso de atividade física, podendo levar até à depressão profunda. 

Viviane Louise Andree Nouailhetas

​

Graduada em Ciências Biomédicas pela UNIFESP, doutor em Biologia Molecular pela UNIFESP e pós-doutorado na área de Farmacologia pela Universidade de Miami. Atualmente, sou Professora Associada do Departamento de Biofísica da UNIFESP. Tenho interesse nos mecanismos de sinalização de agentes que atuam na musculatura lisa (movimento involuntário) e efeitos do exercício. Além disso, tenho experiência de várias décadas de ensino na área de Bioenergética do Exercício e Contração Muscular para profissionais da área da saúde.

Hackeando a tecnologia em saúde

Somos superpoderos@s! Enxergamos para longe e para perto, esolhemos caminhos rápidos ou desfrutamos do tempo. Evoluímos! Nós, humanos, criamos empatia. Confortamos e podemos nos preocupar legitimatmente com o bem estar dos outros. Cruamos máquinas que destroem e drogas blockbusters com efeitos colaterais intoleráveis. Somos críticos e essa característica move a ciência em busca da melhor tecnologia e me move. Em oficinas de inovação, ensaios publicados, orientações de alunos, cirurgias ou aulas, exerço por conformação o espírito MedHacker. Ter o ser humano no foco do processo e buscar a máxima eficácia usando de tecnologia frugal ou ultra-complexa

Paulo Schor

​

Sou um curioso persistente. Não tendo talento nato optei por aprender continuamente e hoje tenho a compulsão de ensinar e aplicar o que entendi. Naveguei por toda a carreira acadêmica clássica, com mestrado, doutorado, estágios no exterior até ser professor visitante no MIT, pesquisador A do CNPq e atual chefe do departamento de oftalmologia e Ciências Visuais da EPM/UNIFESP, que é o responsável por metade de toda a publicação nacional na área. Fundamos um grupo multi-tudo, ati-disciplinar que propaga o empoderamento e inovação aberta, educadora, relevante para muitos, centrada no usuário e acessível, chamado MedHacker, e vou mostrar que você já é um deles! BenvindX!

bottom of page