top of page

15 de maio - 19h30 às 21h

Local: Cervejaria Artesanal São Paulo: Rua Paracuê, 141 - Sumaré

​

Trajetória de vida de pessoas em situação de rua

As trajetórias de vida das pessoas em situação de rua são permeadas por dificuldades, dentre as quais, a fragilidade ou ausência de vínculos sociais pode ser determinante para a ida às ruas.  Uma vez nas ruas, vivenciam diversas dimensões de desamparo, desconforto face às intempéries climáticas, insalubridades, violências e desconfiança dos transeuntes em uma dupla relação de insegurança.  Não existem garantias de um futuro melhor. As lutas pela reconstrução dos sentidos de si no mundo – na posse do terreno onde se produz um lugar, na reconstituição da vida social, na proteção contra os perigos da natureza, na saciedade das necessidades básicas, dentre outras – são cotidianas e permanente objeto de angústia. Ainda assim, dia após dia milhares de pessoas habitam o espaço urbano e criam como podem formas de subsistência, certamente, têm muito para nos ensinar.

Anderson da Silva Rosa

​

Graduado em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2004). Mestre (2008) e Doutor (2012) em ciências pela Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UNIFESP. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Administração e Saúde Coletiva da Escola Paulista de Enfermagem da UNIFESP. Pró-reitor Adjunto de Assuntos Estudantis da UNIFESP. Coordenador do Programa de Extensão Universitária Comunidade: saúde, assistência social, educação e direitos humanos. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Saúde, Políticas Públicas e Sociais - credenciado pelo CNPq.

Tem experiência nas áreas da Saúde Coletiva, Saúde Mental, Enfermagem e Gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: desigualdade social, pobreza urbana, processo saúde-doença-cuidado, situação de rua e gênero.

Você sente o que você come? Sistema imune e sua influência

A ideia da apresentação é explorar como o sistema nervoso e o sistema imune confabulam sobre o que devemos ou não devemos comer, sobretudo em indivíduos alérgicos.

Alexandre Salgado Basso

​

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo (1995), mestrado (1999) e doutorado (2004) em Patologia Experimental e Comparada pela Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutorado no Center for Neurologic Diseases, Brigham and Womens Hospital, Harvard Medical School entre 2005 e 2008. É Professor Adjunto do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Estuda interações do sistema nervoso com o sistema imune.

bottom of page