top of page

17 de maio - 19h30 às 21h

Local: R. Gandavo, 456 - Vila Clementino

​

Mesa Redonda:  Jornalismo Científico

Com ampla expertise em difusão de conhecimento sobre câncer e outros temas de saúde, os jornalistas Carlos Fioravanti, Roxana Tabakman eMaurício Tuffani trarão as suas visões sobre o jornalismo científico que é realizado no Brasil por meio de reflexões em torno de casos como o Boimate e, mais recentemente, da pílula do câncer. Além disso, pretendem propor um modelo de difusão de ciência que, de fato, cumpra o seu compromisso de levar para a sociedade uma informação qualificada e embasada por evidências científicas.

Carlos Henrique Fioravanti

​

Formado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo, Carlos Henrique Fioravanti escreve sobre ciência para jornais e revistas do Brasil, Estados Unidos e Inglaterra desde 1985. Fellow do Reuters Institute for the Study of Journalism da Universidade de Oxford, com doutorado em política científica e tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (2010), recebeu cinco vezes o Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica e o Stop TB Partnership Award for Excellence in Reporting on Tuberculosis. Autor do livro-reportagem A Molécula Mágica – A luta de cientistas brasileiros por um medicamento contra o câncer, publicado em 2016.

Roxana Tabakman

​

Bióloga e jornalista com 25 anos de experiência em jornalismo e divulgação científica, dos quais 15 exclusivamente em saúde. Autora do livro A saúde na mídia, medicina para jornalistas, jornalismo para médicos (Editora Summus). Desenvolveu a sua carreira jornalística em Espanha e Argentina, na mídia gráfica (jornal e revista) e rádio, sendo Editora do caderno de Medicina da revista Notícias (equivalente à brasileira Veja). Em Buenos Aires, foi pesquisadora na área de neuroquímica (Instituto Leloir), e professora universitária nas faculdades de medicina (UBA) e jornalismo (UB). Atualmente mora em São Paulo. Faz cobertura de assuntos médicos na Medscape (líder global de informação para médicos), e analise da cobertura de saúde no Observatório da Imprensa. Como Diretora de Comunicação de Amigos do Weizmann do Brasil, é responsável da organização do Science on tap Brasil e os Weizmann Talks. No mês de julho vai lançar um livro de ficção, 4yu, thriller científico editado pela editora Penguin Random House (Argentina).

Maurício Tuffani

​

Maurício Tuffani, editor de Direto da Ciência, é jornalista especializado em ciência, meio ambiente e ensino superior. Começou a trabalhar na imprensa em 1978, como revisor dos jornais O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde, quando ainda estudava Matemática e Filosofia na Universidade de São Paulo (USP) e era professor de matemática e física no ensino médio. Lançou Direto da Ciência em 31 de março de 2016, quando deixou o cargo de editor-chefe da revista Scientific American Brasil e encerrou as atividades de seu blog Maurício Tuffani, na Folha de S.Paulo, onde já havia atuado como repórter e editor de Ciência e, mais recentemente, como colaborador da mesma editoria.

bottom of page