15 de maio - 19h30 às 21h
Local: R. Gandavo, 456 - Vila Clementino
​
Mesa redonda: Oncologia
Na primeira noite de Mesa Redonda sobre Oncologia com especialistas do A.C.Camargo Cancer Center, o cientista e coordenador do Laboratório de Genômica Médica, Emmanuel Dias-Neto, falará sobre como viver em meio ao microambiente do câncer, abordando a influência da interação das pessoas com o meio-ambiente no processo de desenvolvimento de tumores. Na sequência, a coordenadora do Laboratório de Genômica e Biologia Molecular e do Laboratório de Diagnóstico Genômico, Dirce Maria Carraro, trará uma discussão sobre o quanto a ciência tem avançado em oferecer Oncologia de precisão, que inclui a investigação de genes de predisposição para o desenvolvimento de câncer, e de painéis de genes de resposta ou de resistência ao tratamento. Completando a noite, o oncologista clínico e pesquisador, Vladmir Cordeiro de Lima, falará sobre onde estamos e para onde podemos ir com a imunoterapia, um tratamento sistêmico que vêm apresentando evidências robustas de eficácia para diferentes tumores.
Emmanuel Dias-Neto
​
No ano de 2000, em capa da renomada revista científica Nature, foi anunciado o sequenciamento da bactéria Xylella fastidiosa, bactéria que atacava os laranjais e que causava prejuízo de 100 milhões de dólares anuais aos produtores. Este resultado representou a primeira vez que um genoma completo era decifrado fora do eixo Estados Unidos–Europa–Japão. Logo depois o Brasil iniciava o Projeto Genoma do Câncer, usando tecnologia nacional que permitiu a descoberta de milhares de genes humanos. Emmanuel Dias-Neto, que hoje coordena o Laboratório de Genômica Médica do Centro Internacional de Pesquisa do A.C.Camargo, foi um dos principais coordenadores de ambos os projetos. Emmanuel é biólogo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), mestre em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (1994), doutor em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e pós-doutor em Genômica do Câncer pelo Ludwig Institute for Cancer Research (1999). Foi pesquisador sênior do mesmo Instituto (até 2002), vice-diretor do Laboratório de Neurociências (LIM-27) no Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP (até 2006) e Professor Visitante no MD Anderson Cancer Center por 4 anos (até o final de 2009). Atualmente, Emmanuel coordena o grupo de genômica médica do A.C.Camargo onde investiga marcadores de agressividade tumoral, especialmente no câncer gástrico, bem como a relação entre câncer e o microbioma. Emmanuel é professor do Programa de Pós-graduação Stricto sensu do A.C.Camargo, tendo orientado 21 alunos de mestrado e doutorado, supervisionado quatro pós-doutores. Publicou 122 artigos em revistas indexadas.
​
Dirce Maria Carraro
​
Cientista, coordenadora do Laboratório de Genômica e Biologia Molecular e do Laboratório de Diagnóstico Genômico do A.C.Camargo Cancer Center, Dirce Carraro possui, pela Universidade de São Paulo (USP), os títulos de engenheira agrônoma, mestre em Genética e Melhoramento de Plantas (Departamento de Genética/Esalq) e doutora em Bioquímica e Biologia Molecular (Departamento de Bioquimica/Instituto de Quimica). Parte de se doutorado ocorreu também na Universidade de Duesseldorf, na Alemanha. Fez seu pós-doutorado na área de Genômica pela ESALQ/USP participando do projeto genoma da Xylella fastidiosa, o primeiro fitopatógeno a ser sequenciando, cujos resultados foram publicados na revista Nature. Neste período, Dirce participou de outros projetos genomas importantes incluindo o Projeto Genoma do Cancer. Foi pesquisadora sênior do Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer de 2001 a 2006. Suas principais experiências estão em Genética Humana, Biologia Molecular e Genômica com foco na tradução do Genoma, visando compreender a biologia do câncer e, desta forma, identificar biomarcadores que auxiliem no diagnóstico e tratamento da doença. Professora do Programa de Pós-graduação Stricto sensu do A.C.Camargo, Dirce Carraro orientou 22 alunos de mestrado e doutorado e supervisionou três pós-doutores. Publicou 125 artigos em revistas indexadas.
​