top of page

17 de maio - 19h30 às 21h

Local: Alameda dos Anapurus, 1491 - Moema

​

Existe relação dos fótons luminosos com a saúde humana?

Precisamos tomar sol para nos mantermos saudáveis? É fundamental usar filtro solar sempre? A luz solar visível é inócua à pele? A luz pode ser usada para curar doenças? Se você tem curiosidade para responder estas perguntas não perca a conversa que teremos nesta noite.

Mauricio da SIlva Baptista

​

Mauricio S. Baptista formou-se em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo em 1990, obteve um Mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade de São Paulo em 1992 e um Ph.D. Em Química na Universidade de Marquette, EUA, em 1996. Foi pós-doutorando na Escola de Farmácia da UW-Madison, EUA, em 1997 e foi professor visitante na Université Joseph Fourier (Grenoble-França) em 2006. É professor no Departamento de Bioquímica da Universidade de São Paulo desde 1998, onde atualmente é professor titular de Bioquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: fotoquímica/fotobiologia, membranas e interfaces, terapia fotodinâmica, processos redox, mecanismos de morte celular. Publicou mais de 130 artigos em revistas internacionais e tem mais de 3900 citações (h = 35). O professor Baptista também trabalha para aprimorar o ambiente internacional da Universidade de São Paulo desde 2006 e tornou-se Diretor associado de assuntos internacionais em 2014.

Bases científicas para o papel de oxidantes e antioxidantes em doenças

Serão discutidas sucintamente bases moleculares que fundamentam o conceito de que processos de oxidação e redução envolvendo radicais livres e espécies reativas contribuem para doenças, assim como as implicações quanto à utilidade, segurança e eficácia de intervenções antioxidantes.

Francisco R. M. Laurindo

​

Professor livre-docente de Cardiologia da Faculdade de Medicina da USP. Pesquisador e Diretor do Laboratório de Biologia Vascular do Incor.

bottom of page