17 de maio - 19h30 às 21h
Local: Laundry Deluxe; R. da Consolação, 2937
​
Física de Altas Energias: transmutando curiosidade em conhecimento compartilhado
A divulgação científica vem se impondo como um instrumento fundamental para a circulação de ideias e informação ao público leigo. Agências internacionais de fomento reafirmam essa importância ao exigir que os projetos de pesquisa quecontemplam reservem uma parcela do seu tempo e dedicação para a difusão de conhecimento adquirido. Várias atividades vêm sendo desenvolvidas com essa motivação. São voltadas a retornar o investimento da sociedade na forma de conhecimento sobre os avanços da Ciência, inspirar adolescentes em sua escolha profissional, capacitar professores de Ensino Médio e formadores de opinião, mostrar o aspecto atraente e gratificante das atividades científicas. Algumas dessas iniciativas particularmente interessantes, desenvolvidas no âmbito da Física de Altas Energias, serão apresentadas e discutidas.
A Ciência Desvendando
os Limites do Real
Os meios de que dispomos para expandir nosso conhecimento envolvem o uso de ferramentas capazes de estender nossos sentidos e, ao mesmo tempo, a construção de uma estrutura formal que nos permita investigar com segurança o desconhecido. Pretendemos mostrar que a ciência, com seu perfil simultaneamente conservador e revolucionário, tem sido um excelente guia para desvendar os limites do real.
Sandra Padula
​
Bacharelado em Física pelo Instituto de Física da USP, Mestrado pelo Instituto de Física Teórica, Doutorado pelo Instituto de Física da USP, Pós-Doutorado no awrence Berkeley Laboratory (Berkeley, CA, USA). Professora do Instituto de Física Teórica da Unesp desde 1991. Formação em Física de Partículas e Física Nuclear de Altas Energias. Desenvolve pesquisas em Fenomenologia de íons pesados a altas energias e em Física Experimental de altas energias desde 2008, como membro do grupo SPRACE/Unesp, junto à Colaboração CMS do Large Hadron Collider (LHC), no Centro Europeu para Pesquisas Nucleares (CERN), em Genebra, Suíça. Desde 2008 organiza com o SPRACE o evento internacional MasterClass, coordenado por pesquisadores do CERN, o qual mostra com atividades práticas o dia-a-dia de um físico