15 de maio - 19h30 às 21h
Local: Bar Memorial ; R. República do Iraque, 1326 - Campo Belo
Atingindo o impossível: Uma primeira fotografia de um buraco negro
Em Abril deste ano, um momento internacional de astronomia apontou um observatório do tamanho do planeta Terra-o Event Horizon Telescópio-para-o-centro da Nossa Galáxia, com objetivo de obter uma primeira fotografia de um horizonte de eventos: uma misteriosa fronteira de um buraco negro da qual nada consegue escapar. Nesta paleta, falso sobre esta incrível aventura científica e de como ela pode abrir novos horizontes na nossa compreensão da gravidade.
Nuvens em um copo de cerveja
O que nuvens no céu podem ter a ver com um copo de cerveja? Se as nuvens são feitas de água, por que elas não caem? Por que as nuvens são brancas quando olhamos de cima, mas podem ser bem escuras olhando de baixo? Nesse bate-papo vamos conversar sobre essas e outras curiosidades envolvendo a ciência das nuvens e o clima da Terra.
Rodrigo Nemmen
Rodrigo Nemmen é professor de astrofísica na Universidade de São Paulo, membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências e foi pesquisador na NASA. Suas pesquisas têm buscado desvendar os segredos dos fenômenos mais violentos do universo — em particular os buracos negros.
Alexandre L. Correia
Alexandre Correia é físico e estuda como a radiação solar interage com nuvens, a superfície do planeta e com a atmosfera. Fez pós-doutorados no INPE e na NASA, nos Estados Unidos, e atualmente é professor do Insituto de Física da USP.
Pelos x Pele x Andar de Pé:
o que nos faz Humanos
A análise mecânica da forma como fêmeas primatas carregam seus filhotes, agarrados aos pelos do corpo das mães, junto com estudo de propriedades físicas dos pelos, mostra que o processo de redução dos pelos do corpo leva necessariamente ao andar de pé, por seleção natural: fêmeas capazes de andar carregando a cria nos braços deixam mais descendentes.