top of page

16 de maio - 19h30 às 21h

Local: Venda Dona Noêmia Av. Pres. Kennedy, 297 - Jardim Paulistano

​

De onde viemos e para onde vamos com nossa Dieta Alimentar

O Guia Alimentar para a População Brasileira é considerado um dos mais inovadores e arrojados guias da atualidade porque coloca ênfase nos alimentos e refeições em vez de ser baseado em nutrientes. Assim, a dieta saudável é produto da diversidade de alimentos e da relação social, cultural e evolutiva das comunidades humanas. Com isso, o alimento saudável também tem que ser produzido, processado e distribuído de forma sustentável e ligado ao direito à alimentação. Em parte o futuro está sim no olhar para o passado, traduzido para o mundo atual.

Eduardo Augusto Fernandes Nilson

​

Eduardo Nilson é Vice Coordenador de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, onde coordena a gestão dos sistemas nacionais de informação em saúde relacionados à nutrição, os inquéritos e pesquisas em alimentação e nutrição, a regulação de alimentos e as estratégias de reformulação de alimentos industrializados, assim como compartilha a agenda internacional de alimentação e nutrição com a Coordenadora. É graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília, onde também fez especialização em Biologia Molecular. Também é Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Escola Nacional de Administração Pública e atualmente é doutorando do programa de Saúde Global e Sustentabilidade na Universidade de São Paulo. 

Como levar a ciência ao público?

A importância de estratégias diferentes de divulgação científica para promover vias de comunicação para que informações científicas cheguem ao público geral: perspectivas envolvendo estudos de casos. De onde vêm os dados que o governo utiliza para propor suas políticas públicas? Quais estratégias são utilizadas para estas informações atingirem a população, quais são os veículos? Os formatos? Quais caminhos a informação percorre nos corredores institucionais até cair na “boca do povo”. Experiências na redação da Revista impressa da FAPESP.

Maria Guimarães

​

Editora na revista Pesquisa Fapesp, onde escreve reportagens em diversas áreas da ciência e também é responsável pelo site. Formada em biologia, fez doutorado em comportamento animal.

bottom of page