top of page

15 de maio - 19h30 às 21h

Local: Monte Sul

​

Uma conversa descontraída sobre a origem de boa parte dos vegetais que consumimos, o poder da própolis em nossa saúde e até sobre o sexo como arma contra os insetos!

Os vegetais em seu prato são naturais?

Francisco Scaglia Linhares

 

Biólogo, graduado pela Universitá degli studi di Roma “La Sapienza” – Itália e doutorado cum laude em Biologia Molecular pela Universidad Autonoma de Madrid – Espanha. Atualmente é professor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura – USP e desenvolve pesquisas na área de biologia do desenvolvimento vegetal, com foco no desenvolvimento de diferentes tipos de raízes e polaridade celular em sistemas modelo.

Própolis: alimento ou medicamento?

Pedro Luiz Rosalen

 

Farmacêutico pela USP, Habilitação em Bioquímica pela USP, doutorado em Odontologia, área de Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, pós-doutorado em Cariologia pela University of Rochester, NY, EUA e Professor Visitante do Center for Oral Biology da University of Rochester, NY, EUA e da Ostrow School of Dentistry da University of Southern California, Los Angeles, CA. EUA. Atualmente é Professor Titular em Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica da UNICAMP. Tem experiência em pesquisa e formação de recursos humanos na área de Odontologia, com ênfases em Cariologia e Farmacologia, atuando principalmente nos temas: Bioprospecção de substâncias naturais ativas de origem brasileira (ex. própolis, plantas medicinais, óleos essências e outros) com aplicação nas doenças orais biofilme dependentes.

Sexo como arma contra os insetos

Thiago de Araujo Mastrangelo

 

Engenheiro Agrônomo pela Universidade de São Paulo, Mestre e Doutor pelo CENA/USP. Atualmente, é Professor do CENA/USP, responsável pelo Laboratório de Irradiação de Alimentos e Radioentomologia (LIARE). Realizou parte do Mestrado na Áustria, e parte do Doutorado no Panamá. As linhas de pesquisa em que vem atuando estão relacionadas com entomologia agrícola, controle biológico de pragas, defesa agropecuária, e com a aplicação de técnicas nucleares e correlatas na agricultura e pecuária.

bottom of page