16 de maio - 19h30 às 21h
Local: West Brothers - Avenida Trabalhador são-carlense, 67
​
Bem-vindo à era do vidro: um sólido ou um líquido?
Vidros são sólidos ou líquidos? Mesmo que os vidros pareçam e tenham certas propriedades de sólidos (por exemplo, riscam e se quebram), eles têm estrutura de líquidos, o que leva curiosos e cientistas a discutirem essa questão há muitos séculos. Vidros são materiais fora de equilíbrio, o que os torna fascinantes do ponto de vista científico, pois tendem a se cristalizar quando aquecidos.
​
Neste bate-papo, serão discutidos os aspectos sólido-líquido dos vidros, assim como suas aplicações, desde as mais cotidianas, como em janelas, garrafas, lâmpadas e utensílios de mesa, até outras mais sofisticadas como biovidros para uso em medicina, visores noturnos, fibras óticas e o famoso Gorilla glass, empregado em nossos telefones celulares.
​
O vidro se tornou tão importante no nosso cotidiano que, depois da era da pedra, do ferro e do bronze, muitos especialistas sugerem que adentramos à “era do vidro”. Mas assim mesmo, e apesar de o vidro ter sido descoberto há 6 mil anos, muitos mistérios persistem. Por exemplo, será que os vidros de catedrais escorrem? Será que podemos quebrar um copo de vidro “no grito”? Nesta oportunidade, serão apresentados alguns fundamentos e aplicações desse material tão atraente, contextualizando os avanços nessa área de pesquisa tecnológica. O público também poderá se divertir com a música de uma orquestra que tem instrumentos feitos de vidro.