top of page

17 de maio - 19h30 às 21h

Local: Pizza bar, Rua Tolentino Filgueiras 45, Gonzaga

​

Compreendendo as mentes criminosas

 A palestra tem como objetivo apresentar o funcionamento dos trabalhos focados em análise criminal, dentro do universo da criminalidade em série, nos quais estão relacionados os matadores em massa e os assassinos em série. Aponta as diferenças entre os crimes cometidos por serial killers e os homicidas comuns, traçando um panorama sobre como é possível, através de um trabalho de equipe multidisciplinar, apresentar métodos de trabalhos eficientes no intercurso das investigações de casos em andamento. 

Ilana Casoy

​

Formada em Administração pela FGV, especialista em Criminologia pelo IBCCRIM e com treinamento em investigação e perícia forense em casos de homicídio pelo U.S. Police Instructor Teams/Orlando,Fl. Atua como consultora de séries e documentários para TV e cinema. Nos últimos 20 anos dedica-se a uma pesquisa rigorosa para investigar assassinos em série, colaborando em casos reais com Polícia, Perícia, Ministério Público e Advogados de Defesa.

O uso do DNA para desvendar crimes:

O real versus O imaginário

O que é genética forense? Como estas técnicas podem ser aplicadas para auxiliar a desvendar crimes? Quem são os profissionais que trabalham com isso no Brasil? O que vemos nos seriados tipo "CSI" realmente existe? Quais os mitos e verdades? Essas e outras perguntas serão respondidas por meio desta palestra que pretende abordar o tema de maneira leve e acessível ao público geral, sem perder de vista o rigor técnico e ético sobre o assunto.

Juliana Romera Mansilha

​

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo (1999), modalidade Análises Clínicas e Especialização em Educação em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (2012). Atualmente é Perita Criminal da Superintendência da Polícia Técnico-Científica de São Paulo, atuando no Laboratório de DNA como Administradora de Dados de Perfis Genéticos do Estado de São Paulo, e Professora de Biologia Forense da Academia de Polícia Civil de São Paulo. É membro do Comitê Gestor da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos do Brasil (RIBPG), representando uma Região Sudeste. Tem experiência na área de BIOLOGIA MOLECULAR, com identificação em Identificação Humana aplicada à elucidação de crimes

bottom of page