16 de maio - 19h30 às 21h
Local: Pizza bar, Rua Tolentino Filgueiras 45, Gonzaga.
​
O código da beleza: A ditadura imposta a você
Muito se tem discutido sobre o papel de uma alimentação saudável na atualidade. As pressões do ambiente cultural sobre um corpo perfeito são tamanhas, que acabam por levar à emergência de transtornos alimentares. Os transtornos alimentares são de início comum na infância e adolescência e por vezes, sua prevalência é subestimada em função da esquiva dos pacientes em receber o diagnóstico. São transtornos com alto risco de vida e de danos à saúde física. A presente palestra descreverá o papel do ambiente cultural na instalação do comer transtornado e fará a plateia pensar sobre os valores que estão sendo passados para as gerações futuras, como importância do corpo perfeito.
Liane Dahás Jorge de Souza
​
Psicóloga Clínica e Experimental, Pós doutoranda da Universidade de São Paulo, desenvolvendo pesquisas em prevenção e tratamento de transtornos psiquiátricos. Atua como colaboradora do Ambulatório de Transtornos Alimentares do HC-IPq e em consultório particular. Supervisora do Curso de Aprimoramento em Orientação de Parental: análises e procedimentos, e do Curso de Qualificação Avançada em Clínica Analítico comportamental, do Centro Paradigma.
Priscila de Morais Sato
​
Graduada em Nutrição pela Universidade de São Paulo, incialmente atuou com transtornos alimentares, com foco em bulimia e em imagem corporal, no Ambulatório de Transtornos Alimentares do Instituto de Psiquiatria da USP – AMBULIM. Possui mestrado e doutorado em Ciências Interdisciplinares da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo, com foco em alimentação e cultura.
Alessandra Medeiros
​
Professor adjunto do Departamento de Biociências da UNIFESP. Doutora e Pós-doutora em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da USP. Segundo pós-doutorado na Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia.