top of page

15 de maio - 19h30 às 21h

Local: Pizza bar, Rua Tolentino Filgueiras 45, Gonzaga.

Hábitos errados: uma tomada de atitude

Como falar de ciência em rede nacional e quais os problemas que a má divulgação pode causar. Exemplos de microbiologia dos alimentos e pequenos cuidados do dia-dia

Aventuras científicas de um repórter viajante

O jornalismo científico e a ciência têm muito em comum. Ambas são atividades guiadas pela curiosidade, pelo compromisso com a verdade e com um desejo insaciável de conhecer, compreender e explicar o mundo a nossa volta. Esse espírito de explorador pode render também grandes aventuras, como algumas que já vivi ao longo da minha carreira jornalística, tanto dentro de laboratórios quanto no campo, mergulhando e explorando florestas ao lado de pesquisadores. Nessa conversa regada a pizza vou contar a história dos bastidores de algumas dessas reportagens, abordando ao longo do caminho os desafios e as oportunidades do jornalismo científico.

Roberto Figueiredo

​

Formado em Biomedicina, com especialização em Saúde Pública e Marketing pela FGV, em Engenharia da Qualidade, Controle de Processos e Auditorias da Qualidade (POLI-USP). No dia 15 de maio, o biomédico Roberto Figueiredo, mais conhecido como Dr. Bactéria, contemplará os temas acerca da divulgação científica e de sua trajetória na grande mídia (sobretudo na TV Record), bem como aspectos microbiológicos essenciais para o conhecimento e aplicação no dia-a-dia.

Herton Escobar

​

Graduado em jornalismo pela Western Michigan University (WMU), com formação complementar em jornalismo científico pelo Marine Biological Laboratory (MBL) e pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Mais recentemente, em 2014, foi visiting scholar na UC Berkeley Graduate School of Journalism, onde estudou jornalismo multimídia, fotografia, vídeo e empreendedorismo.

bottom of page