top of page

16 de maio - 19h30 às 21h

Local: Dusk Lounge Bar, rua Tolentino Filgueiras, 43, Gonzaga

​

50 tons de ética: Uma conversa sobre ciência e o uso de animais

Raízes de pensamentos antropocêntricos cultivados por vários séculos ainda hoje repercutem no pensamento de que os animais são seres que tem por finalidade servir ao homem, independente das condições às quais estejam submetidos. Essas correntes filosóficas trouxeram para a atualidade um conceito de que os animais são seres incapazes de sentir dor ou o abandono, tratando os mesmos como objetos. No entanto, desde o século XVIII, filósofos e cientistas vêm derrubando esse conceito retrógrado e, dessa forma, a preocupação com o cuidado animal e seu uso em pesquisas vem sendo constantemente questionado. Nesse sentido as perguntas que mais emergem atualmente são: "se faz necessário o uso de animais para as pesquisas científicas? Seria possível a extinção dos modelos animais na pesquisa?"; no entanto, a principal questão que eu gostaria de trazer à tona seria: "é possível usar animais para a pesquisa científica de forma ética, causando menor sofrimento possível aos mesmos, e substituindo-os quando for possível e confiável?". A minha opinião é que SIM, é possível! Vamos conversar sobre isso?

Wellerson Rodrigo Scarano

​

Graduado em Ciências Biomédicas (UNESP), Mestre e Doutor em Biologia  Celular e Estrutural (UNICAMP). Especialista em acupuntura, hematologia e patologia clínica. Pós-doutor em toxicologia e reprodução e Livre-Docente em Embriologia Humana (UNESP). Foi presidente da Comissão de Ética no Uso de Animais do Instituto de Biociências da UNESP por 4 anos. Atualmente é presidente da comissão de integridade, ética e práticas na pesquisa da UNESP e membro da comissão de ética da UNESP. Desenvolve pesquisas na área de Oncotoxicologia.

Bianca Marigliani

​

Bióloga especialista em Biologia Molecular e Revisão Sistemática e Meta-análise, mestre em Biotecnologia pela USP e doutoranda em Biotecnologia pela Unifesp. Atua na área de Métodos Alternativos ao Uso de Animais. Vencedora do Lush Prize 2015 na categoria Jovem Pesquisador com projeto sobre a substituição do uso de produtos de origem animal em métodos alternativos in vitro para testes cosméticos.

bottom of page