top of page

17 de maio - 19h30 às 21h

Local: Cervejarium

Ciências Forenses: a ciência ajudando a desvendar crimes

As Ciências Forenses têm uma amplitude multidisciplinar, interdisciplinar e mesmo transdisciplinar. Diferentes áreas do conhecimento científico humano podem ser usadas no intuito de elucidar a dinâmica de um fato criminoso e seus personagens. Focada na Criminalística e na Medicina Legal, comporta áreas envolvendo, homicídios, furtos, roubos, acidentes de trânsito, tráfico de drogas, identificação humana, identificação e analise de qualquer objeto de uma cena de crime, etc. Nesse encontro teremos peritos criminais discorrendo sobre a Física Forense, a Genética Forense e Botânica Forense. A Física como fundamento na análise de manchas de sangue de um acidente de trânsito. A Biologia contribuindo na identificação genética e  qual a aplicação na elucidação de um crime. A Biologia também vincula organismos botânicos a uma cena de crime comprovando a presença do autor e da vítima na cena de crime analisada.

Adilson Pereira

Físico graduado na UNISA (Universidade de Santo Amaro – São Paulo). Perito Criminal desde 1987. Ex- Diretor Geral do Instituto de Criminalística do Estado de São Paulo. Atual Assessor Técnico da Diretoria Geral do Instituto de Criminalística de São Paulo (2000-2004 e de 2015 até hoje). Especialização em Investigação Técnico Científica de Cenas de Crime em Geral (2009) e em Cenas de Crimes de Homicídio em 2011, CSI (Crime Scene Investigator) pelo Lake Tecnical Center, Institute of Public Safety, Florida, USA. Professor da Academia de Polícia de São Paulo/SP desde 2001 – Área Criminalística. Coordenador e Professor de pós-graduação em Ciências Forenses do IPEBJ - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos.  Atua nas seguintes áreas da perícia e ensino (teoria e prática): Criminalística, Balística Forense, Física Forense, Levantamento Técnico de Local de Crime, Perícias em Acidentes de Trânsito, Noções e Perícias em explosivos e Análises e Coleta de Manchas e Impressões em Locais de Crimes. Agraciado com as seguintes medalhas: Medalha do Mérito Técnico Cientifico “Governador Mario Covas” pelos trabalhos técnicos realizados na Polícia Cientifica de São Paulo; Medalha 9 de Julho outorgado por serviços prestados a cultura, serviços humanitários, trabalhos sociais, a arte em geral e à Democracia e ao Estado de São Paulo; Medalha Constitucionalista serviços relevantes prestados à São Paulo e ao culto aos ideais cívicos e patrióticos atrelados ao movimento da Revolução Constitucionalista de 1932; Medalha de bronze da Academia de Polícia do Estado de São Paulo, pelos 10 anos de trabalho acadêmico (bronze 10 anos, prata 20 anos e ouro 30 anos); Medalha do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo pelo apoio técnico científico à corporação.

Jeniffer Sati Pereira

Professora de Perícia Ambiental e Botânica Forense no Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos (IPEBJ). Doutora em Ciências Biológicas/Biologia Vegetal pelo programa de pós-graduação stricto sensu UNESP campus Rio Claro, SP (2013). Mestre em Aquicultura e Pesca pelo programa de pós graduação stricto sensu do Instituto de Pesca, São Paulo SP (2008). Bacharel em Ciências pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005). Licenciada em Ciências pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É revisora do Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia aquática, Limnologia.

Margaret Mitiko Inada Pereira

Biomédica com Especialização em Biologia Molecular aplicada às área humana, animal e vegetal. Perita Criminal Classe Especial desde 1988. Especialista em Investigação Técnico Científica da Cena de Crime – CSI (Crime Scene Investigator) – especialização em homicídio (2011) pelo Lake Tecnical Center, Institute of Public Safety, Florida, USA. Em 2001 passou a fazer parte da equipe de peritos do laboratório de DNA do Núcleo de Biologia e Bioquímica, realizando especificamente confronto de DNA genômico para pesquisa de ocorrência de vínculo genético na área criminal. Coordenadora e Professora de Pós graduação em Ciências Forenses no IPEBJ – Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos – Ribeirão Preto – São Paulo.  Atua nas seguintes áreas da perícia e ensino (teoria e prática): Local de Crime, DNA Forense e Biologia Forense. Participou do grupo de trabalho, na Superintendência da Polícia Técnico Científica de São Paulo, para padronização de procedimento referente a casos de violência sexual. Atuou nas perícias dos seguintes casos: acidente do "Airbus da Tam" no aeroporto de Congonhas/SP 2007; irmãos João Vitor e Igor dos Santos Rodrigues, homicídio, Ribeirão Pires/SP 2008; Mércia Nakashima, homicídio, Guarulhos/SP 2010; crianças Nicole Mayra da Silva Nogueira e Maiara Natalie da Silva Homicídio, Sorocaba/SP, 2011; Vitor Gurman, atropelamento fatal, Land Rover, Zona Oeste, Capital /SP, 2011; Bianca Consoli, homicídio, Zona Leste, Capital/SP, 2001. Homenagem e Reconhecimento do Sistema FIESP pelos Serviços Prestados quando do acidente do Voo 3054 Airbus da TAM. Prêmio Polícia Cidadã do Instituto Sou da Paz – Ação Vencedora: O Exame de DNA como Ferramenta na Elucidação de Crimes e na Identificação de Pessoas. Prêmio Top Gun – CSI Homicide – Orlando USA - 2011.

Vinícius Ferreira Borges

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutorando em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Atua como docente no curso de Graduação em Psicologia do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto. Desenvolve estudos científicos no campo das expressões faciais da emoção. É revisor do Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics, fundador e consultor científico do EviPsi: Psicologia Baseada em Evidências, além de sócio pleno da Associação Brasileira de Análise do Comportamento (ACBr). Possui experiência como psicólogo clínico na abordagem comportamental.

bottom of page