top of page

17 de maio - 19h30 às 21h

Local: Lund

Corrupto, eu?

A Formação do Pensamento Nacional carece da institucionalização do sentimento de cidadania. Por outro lado, instalou-se no Brasil desde o Período Colonial a completa confusão entre o bem público e o bem privado. Esses dois fatores refletem justamente no comportamento do brasileiro que em todas as esferas acaba agindo em certas ocasiões com interesses privados e desconectados do bem comum, legitimando assim o comportamento corrupto. Nesse contexto, os professores em questão irão também discutir os problemas recentes do Brasil.

João Luiz Passador

Possui graduação em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1988), especialização pela Università Comerciale Luigi Bocconi, Milão - Itália (1990), graduação em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1993); doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2000) e livre docência em Administração pela FEARP/USP (2012). Atualmente é professor associado do Departamento de Administração da Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; do Programa de Pós-Graduação da FEA-RP e do Programa de Pós-Graduação da Medicina-RP da USP. Atua como coordenador do Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas - GPublic, com ênfase na pesquisa de cooperação e gestão de redes interorganizacionais, políticas públicas para o desenvolvimento e educação formal de gestores. Avaliador de cursos de graduação do MEC e avaliador de mérito da CAPES. Pesquisador do Observatório Nacional da Educação (INEP/MEC/CAPES 2007-2016). Bolsista Produtividade CNPq.

Cláudia Souza Passador

Graduação em Ciências Sociais pela USP (1990) e em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1991), mestrado em Administração Pública e Governo pela FGV/EAESP (1998), doutorado em Educação pela USP (2003) e Livre-Docência em Administração Pública pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP (2012). Prêmio Cátedras do Desenvolvimento IPEA (2012). Coordenadora da Escola Técnica e de Gestão da USP (2013-2015). Atualmente é professora do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP. Tem experiência na área de Administração Pública, com ênfase em avaliação de políticas públicas de educação e saúde pública. É Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação da FEA-RP e professora do Programa de Pós-Graduação da Medicina-RP da USP. Coordenadora do Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas da Universidade de São Paulo (GPublic/USP). Pesquisadora do Observatório Nacional da Educação (INEP/MEC/CAPES 2007-2016), do Núcleo de Apoio à Pesquisa Centro de Biologia Sistêmica Integrada (NAP/CISBi - FMRP/USP) e avaliadora CAPES e FAPESP. Líder: Análise de Políticas Públicas/ ENANPAD. Vice-prefeita do Campus de Ribeirão Preto da USP.

bottom of page