top of page

15 de maio - 19h30 às 21h

Local: Lund

A Ciência do Amor: aspectos biológicos e comportamentais

O que é o amor? Essa é uma pergunta frequente, amplamente discutida e longe de ser esgotada. Em uma ótica comportamental, o amor é um comportamento complexo, multideterminado, que envolve fatores biológicos (filogenéticos), histórias individuais (ontogenéticas) e influências culturais. O amor muitas vezes é paradoxal, pois é universal mas completamente idiossincrático, uma emoção em que cada um de nós se reconhece de alguma forma quando a experimentamos. Isso, certamente, por que o amor produz sensações fisiológicas parecidas e até comuns para a nossa espécie, além de características culturais marcantes. Mas a maneira que amamos a família, os amigos, os parceiros, o cachorro, por exemplo, certamente, não são iguais. Portanto, o amor tem, também, as suas particularidades. Mas, enfim o que essencialmente é o amor e o que nos mantêm amando alguém? Quais são as várias formas de identificar o amor e mante-lo vivo em nossas relações? O objetivo dessa sessão é apresentar conceitos comportamentais e biológicos a respeito do amor, com embasamento cientifico analítico comportamental.

Maira C. Baptistussi

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Sao Carlos (UFSCar), especialista em Terapia Comportamental pela Universidade Federal de Sao Carlos (UFSCar), Mestre em Psicologia Experimental pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutora em Psicologia Experimental pelo Instituto de Psicologia da USP de São Paulo.

Taciana C. C. Ragazzi

Graduada em Psicologia pela Universidade de Ribeirão Preto. Especialista em Psicoterapia Comportamental e Cognitiva pelo Instituto de Estudos do Comportamento. Mestranda em Saúde Mental pelo Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento - FMRP/USP.

Vinícius Ferreira Borges

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutorando em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Atua como docente no curso de Graduação em Psicologia do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto. Desenvolve estudos científicos no campo das expressões faciais da emoção. É revisor do Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics, fundador e consultor científico do EviPsi: Psicologia Baseada em Evidências, além de sócio pleno da Associação Brasileira de Análise do Comportamento (ACBr). Possui experiência como psicólogo clínico na abordagem comportamental.

bottom of page