top of page

15 de maio - 19h30 às 21h

Local: Bento - Rua Alm. João Cândido Brasil, 134-A - Maracanã

Vilões Ou Heróis: Microrganismos Que Habitam Nosso Corpo

Quando pensamos em microrganismos e bactérias, imediatamente lembramos de doenças, hospitais, remédios e situações desagradáveis. Mas você sabia que o nosso corpo é habitado por uma comunidade enorme e complexa desses seres? Na verdade, o número total de células no nosso organismo é menor do que o número de bactérias que vivem nele, e apesar disso, na maior parte das nossas vidas estamos em perfeitas condições de saúde. Esses microrganismos são de extrema importância para a vida humana, nos protegendo de infecções, auxiliando na digestão, produzindo vitaminas e regulando nosso sistema imunológico. Por outro lado, quando o equilíbrio entre as espécies de microrganismos que vivem no nosso organismo é perturbado, doenças inesperadas como a diabetes do tipo 2, obesidade, síndrome do intestino irritado, cancer colorretal e até mesmo o autismo podem ser a consequência. Venha bater um papo e descobrir o que mais essa comunidade de habitantes microscópicos está fazendo no nosso corpo. Iremos discutir tópicos como o potencial biotecnológico desses microrganismos e como manipular essa comunidade para promover melhorias na saúde humana.

Leandro Araujo Lobo

Possui graduação em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em microbiologia e biologia molecular pela Universidade de Helsinki (2006, Finlândia). Foi pesquisador pós doutor no departamento de engenharia química da COPPE/UFRJ e na East Carolina University (Carolina do Norte, EUA). Regressou ao Brasil como professor visitante no departamento de microbiologia médica do IMPPG/UFRJ onde atualmente é professor adjunto, no laboratório de biologia de anaeróbios. Tem ampla experiência na área de Microbiologia, com ênfase em bacteriologia médica, atuando principalmente nos seguintes temas: Interacões patógeno-hospedeiro, microbiota intestinal, aderência bacteriana, susceptibilidade a antimicrobianos, proteases de membrana externa.

Luis Caetano Martha Antunes

Possui os títulos de Bacharel Magna Cum Laude em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), Mestre em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e Doutor em Microbiologia pela University of Iowa, nos Estados Unidos (2007), onde trabalhou no laboratório do membro da National Academy of Sciences, Dr. E. Peter Greenberg. Realizou seu pós-doutorado na University of British Columbia, no Canadá (2008-2012), onde trabalhou no laboratório do então Howard Hughes Medical Institute International Research Scholar, Dr. B. Brett Finlay. Retornou ao Brasil no final de 2012 através do programa Ciência sem Fronteiras do CNPq (Bolsa Jovem Talento) e foi logo incorporado ao quadro permanente da Fundação Oswaldo Cruz - RJ como Pesquisador em Saúde Pública. Tem vasta experiência na área de patogênese bacteriana, interações patógeno-hospedeiro, sinalização química microbiana, quorum sensing e biologia de sistemas (transcriptômica e metabolômica).

Marco Antônio Lemos Miguel

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Gama Filho, mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e responsável pelo laboratório de Microbiologia de Alimentos do Instituto de Microbiologia e membro da Comissão de Biossegurança do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Médica, de Alimentos e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Microbiologia de água e alimentos, bacteriocinas, bactérias láticas, qualidade de alimentos e métodos de conservação, detecção de microrganismos e desenvolvimento de biossensores. Atualmente atua como membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (RJ). Consultor em Microbiologia do Programa “Santa Ajuda” do canal de TV a cabo GNT.

bottom of page