top of page

17 de maio - 19h30 às 21h

Local: Bar do Ernesto: Largo da Lapa, 41 - Centro

Educação E Ciência A Gente Faz Onde Quiser 

Espaços formais como universidade, centros de pesquisa e escolas são considerados territórios sagrados de geração e gestão do conhecimento. Percebemos, atualmente, um crescente aparecimento de espaços não formais onde estão presentes educação e ciência como, por exemplo, ONGs e museus.

 

O mundo virtual abre, também, possibilidades inimagináveis de aprendizado e experimentação. O compartilhamento de experiências em espaços coletivos ou individualmente vem sempre carregada de novos valores e uma nova cultura.  E aqui estamos nós, também, convidando vocês para um espaço não formal, um bar. Quem diria? Vem  conversar com a gente!

Marilvia Dansa de Alencar

Graduação (bacharelado e licenciatura) e mestrado em Ciências Biológicas, doutorado em Ciências na área de Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBqM - 1994) e pós-doutorado em Virologia na Colorado State University (AIDL - 2004). Professor Associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), com experiência nas áreas de Bioquímica e Fisiologia de Insetos Vetores, e Interação vírus-vetor, atuando nos seguintes temas: metabolismo de heme; mecanismos antioxidantes em artrópodes hematófagos e interação de arbovirus com o vetor, Aedes aegypti. Experiência em EAD, como coordenadora de curso, coordenadora de tutoria, conteudista e tutora a distancia, participando de várias etapas do processo de criação e implantação do curso de licenciatura em Ciências Biológicas a distancia pela UENF. Atualmente atua como diretora acadêmica da fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ.

Monica Dahmouche

 

Graduada em Física, e possui mestrado e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo, com ênfase em Física Atômica e pós-doutorado em metrologia no BNM-SYRTE em Paris.  Desde 2006 é docente da Fundação Cecierj - Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ e ocupa o cargo de Vice-Presidente Científica. Vem atuando em Divulgação e Popularização da Ciência, com ênfase em feiras de ciências, projetos itinerantes e museus e centros de ciência. É diretora científica do Museu Ciência e Vida, tendo coordenado seu processo de implantação. Atua como docente no Curso de Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da  Saúde e no mestrado acadêmico oferecido pela Casa de Oswaldo Cruz, Divulgação da Ciência, da Tecnologia e Saúde.  Como pesquisadora suas linhas de interesse são o papel dos museus e centros de ciência na educação não formal e as feiras de ciências na formação dos estudantes, a divulgação científica para sensibilização do público para ciência.

Eleonora Kurtenbach

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e Pós doutorado no NIMR de Londres, UK (1991). Foi Vice Coordenadora do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho de Julho de 2011 à Fevereiro de 2013. Atualmente é Professora Associada IV da Universidade Federal do Rio de janeiro e Vice Presidente do Espaço Cência Viva, um dos museus pioneiros de divulgação Científica do Brasil. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Química de Macromoléculas, atuando principalmente nos seguintes temas: defensinas de plantas, cardiopatias autominunes, controle de expressão gênica, divulgação científica e expressão de proteínas de interesse biotecnológico em sistemas heterólogos.

bottom of page