top of page
16 de maio - 19h30 às 21h
Local: Galeria e Hospedagem Modernistas: Rua Paschoal Carlos Magno, 39 - Santa
Teresa
Sobre Cores, Ciência e Arte
Como os artistas pensam, concebem, projetam e executam as cores na pintura? Como a ciência começa a abrir os olhos pra essas outras formas de pensar as próprias ciências das cores? Será que os métodos artísticos podem abrir caminhos para novas práticas que vão para além das artes? Quando se trata de entender o que é a cor, vemos claramente que as artes e as neurociencias têm mais em comum do que podemos imaginar. Em " Sobre cores, ciência e arte" o grupo Anatomia das Paixões e colaboradores espera envolver o público numa experiência aberta a todos os sentidos das cores, revelando aproximações que se escondem num caleidoscópio de possibilidades de nossas visões de mundo!
Maira M. Fróes
​
Possui graduação em Ciências Biológicas (Modalidade Biomédica - Biofísica) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Pós-doutorado no Collège de France (Chaire de Neuropharmacologie) em 1999. É Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, desde 1998. É especializado em Biofísica e Biologia Celular em modelos de Neurobiologia Celular, voltando-se mais especificamente para estudos de comunicação e excitabilidade celular. Após alguns anos em recolhimento parcial de suas atividades na pesquisa básica (2003-2007), vem diversificando, desde 2007 sua atuação acadêmica, voltando-se para a interface Arte/Ciência, em bases científica experimental e epistemológica. Em sua atuação interdisciplinar compõe o Conselho Diretor do Programa Avançado de Neurociências, da UFRJ, é professor orientador permanente do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da UFRJ, membro fundador do Rio SfN Chapter, pesquisador-associado do PACC UFRJ e pesquisador-membro do Espaço Alexandria (Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa PR-2).
Franey Nogueira
​
Artista visual formada em pintura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestranda em arte pela Hochschule Reutlingen, Alemanha, atualmente é doutoranda pelo HCTE/UFRJ em Arte e Neurociência. Desde 2005 pesquisa as relações entre a tecnologia e a pintura. Na europa participou de diversos salões e exposições coletivas e individuais entre 2005 e 2010, entre elas Berliner Liste Art Fair em Berlim (2007), Global Fusion Close Up ( Palais Porcia, Austria, 2006), Wildwechsel, Kunstler Reutlingen (Alemanha, 2008), lugar incolor ( individual, Galeria Thron, Alemanha, 2008). De volta ao Brasil em 2010 se fixa no Rio de Janeiro e cria um blog de desenhos chamado Frantic, o projeto foi tema de uma exposição individual em Porto Alegre, RS, no Espaço das Artes na UFCSPA em 2013 e cobriu a fachada do coletivo És Uma Maluca em Vila Isabel no Rio de Janeiro no projeto De Cara pra Vila em março de 2015, além de ter sido publicado na revista Woof Magazine em 2011 e ter feito parte da ocupação urbana do projeto Ladeira do Castro na Lapa (RJ) em 2016.
Cecilia Hedin Pereira
​
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo realizado parte de seus estudos no Brain and Cognitive Department no Massachusetts Institute of Technology. Professora Adjunta do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É neurocientista com experiência em desenvolvimento e plasticidade do sistema nervoso, atuando principalmente nos temas neurogênese, oligodendrogênese, desenvolvimento de circuitos neurais e desenvolvimento do córtex cerebral. Exerceu a função de vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) no triênio 2009-2011 e de Presidente da entidade (2011-2014). Atualmente é Especialista da Fiocruz na área de Neurociência.
Suzana Queiroga
​
Possui mestrado em Artes Visuais, Linguagens Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em arte contemporânea. Formada em Gravura pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Fez cursos no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Desde 2011 é Membro do Conselho Científico de políticas de exposições do Museu Nacional de Belas Artes/IBRAM/Ministério da Cultura. Desde 1985 atua como professora colaboradora em cursos livres na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Artista atuante desde os anos 1980, produz obras em grande diversidade de meios, como vídeos, performances, instalações, infláveis, pinturas e esculturas, dentro de uma pesquisa sobre a ideia de fluxo e tempo. Em 2016, sua instalação “Ah, Molécula!”, composta por três esculturas infláveis flutuantes, esteve no Museu do Amanhã, no Rio, e suas obras também fizeram parte da exposição “A Cor do Brasil”, no MAR, Museu de Arte do Rio. Em 2015, fez a exposição “ÁguaAr”, no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura, em Guimarães, e ganhou o Prêmio Aquisição na XVIII Bienal de Cerveira, ambos em Portugal. Em 2014, participou com a obra “Livro do AR” do projeto O Grande Campo, no OI Futuro Rio de Janeiro, e fez a mostra “Prelúdio”, na Galeria Siniscalco, em Nápoles, Itália, e participou da IV Bienal do Fin de Mundo, Mar del Plata, Argentina.
Mario Fiorani
​
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982) , doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e pós-doutorado pela National Institute Mental Health (1998) . Atualmente é PROFESSOR ADJUNTO da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Fisiologia , com ênfase em Fisiologia de Órgãos e Sistemas. Atuando principalmente nos seguintes temas: completamento, fisiológicas.
Fernando de La Rocque
​
Fernando de La Rocque (Rio de Janeiro, 1979) é artista plástico. Bacharel em Escultura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Sua obra começa a ganhar corpo em 2001, se desdobrando em diversos materiais: metal, madeira, fumaça de cannabis, bordado, cerâmica, e outros e se ramificando em séries. Desde então já foi mostrada em algumas exposições coletivas e individuais, feiras de arte contemporânea nacionais e internacionais, também em sites, blogs, jornais, revistas e programas de televisão. Um pouco de sua trajetória: 2016 La Couleur de la Peau, Geneve, Suiça; Somos Todos Clarice, Museu da República/ 2015 ArtSci Inhotim, MG / 2014 Antigravidade, Artur Fidalgo galeria/ 2013 Prêmio Honra ao Mérito Arte e Patrimônio Paço Imperial IPHAN Minc, Rio de Janeiro; Feria Ch.ACo Santiago, Chile / 2012 Silhuetas de Amor à Luz da Lua Artur Fidalgo galeria / 2011 Lamer Lamer, Sala Siqueiros de Arte Publico, Mexico DF; Leilão BRIC Philips de Pury, London, UK / 2010 Barata de Ouro, Expressionante Espaço Cultural Sergio Porto, Rio de Janeiro / 2008 Parede Gentil, Rio de Janeiro / 2007 Anatomia das Paixões, Museu de Ciências da Terra, Rio de Janeiro.
bottom of page