top of page

15 de maio - 19h30 às 21h

Local: Barzin - R. Vinícius de Moraes, 75 - Ipanema

Cérebro Em Ação Versus Educação Sem Emoção   

São múltiplos e diversos os caminhos de aprendizagem, múltiplas conexões, múltiplos interesses, múltiplas estruturas conceituais e somente duas emoções: prêmio e punição. Será possível que seja somente isso? Desde sempre e para sempre? Talvez as pesquisas em neuroeducação possam indicar novos caminhos... Junte-se a nós nesse papo de bar!

Denise Rocha Corrêa Lannes

Graduada em Ciências Biológicas, com mestrado e doutorado na área de concentração em Educação, Gestão e Difusão em Biociências, pelo Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo De Meis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, é professora Associado do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo De Meis (UFRJ) onde é coordenadora da pós-graduação lato sensu - Especialização em Ensino de Ciências e da pós-graduação stricto-sensu - Mestrado Profissional. É professora colaboradora da área de Prática Docente, da Diretoria de Extensão, do Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj). É Editora Chefe da Revista Em Formação. Coordenadora da equipe de elaboração do “Currículo Mínimo” da Rede Pública Estadual do Rio de Janeiro, para as modalidades do Ensino Regular, EJA e Curso Normal - Formação de Professores, para as disciplinas de Ciências/Biologia. Tem experiência nas áreas de Educação, Gestão e Divulgação Científica, com ênfase na pesquisa nas áreas de Práxis Pedagógica e Representações Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, identidade profissional, currículo, processos avaliativos e interação ciência e arte.

Marília Zaluar P. Guimarães

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Teve bolsa da Pew Latin American Fellows no seu estágio de pós-doutorado em farmacologia molecular na UCSF. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Farmacologia Molecular, com ênfase em Neurofarmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: receptores canabinoides e vaniloides e dor. Possui Pós-Doutorado na University of California San Francisco, UCSF, Estados Unidos. Bolsista do(a): Pew Charitable Thrusts, PEW, Estados Unidos.  Participação na elaboração de questões das provas de ciências do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB/1997) e do ENEM I (2005) e correção de pré-provas do PISA (2005), entre outras atividades na área de avaliação. Atuou na Organização do International Symposium on Science for Education (2015). Membro da Comissão de  Organização I Encontro Nacional de Cientistas e Educadores (2016). Atividade de extensão realizada - Curso Plasticidade Neuronal.

Bebeto Tornaghi

Graduado em Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), obteve os títulos de Mestre e Doutor em Engenharia de Sistemas pela Coppe/UFRJ (Conceito 7). Dissertação de mestrado, “MULEC - MULti Editor Cooperativo para educação” trata do uso de Tecnologia em Educação propondo o programa de edição cooperativa que hoje está presente em cerca de 400 escolas. Tese de doutorado, “Escola faz tecnologia, tecnologia faz escola”, avalia os impactos que resultam sobre uma escola, analisando mudanças na sua identidade e nas funções que cumpre, como decorrência da participação de seus gestores em programa de formação realizado à distância e fortemente apoiado por tecnologias (TIC). Atualmente atua como pesquisador e docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá. É, também, coordenador da Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia do Rio de Janeiro, além de atuar como consultor na área de formação docente para uso de tecnologia no Ensino Superior e em Educação Básica. Sua maior experiência é na área de Educação, com ênfase em formação docente e no uso de tecnologia.

bottom of page