top of page
17 de maio - 19h30 às 21h
Local: Babbo Giovanni
​
Em um mundo onde a quantidade de dados cresce de forma alarmante todos os dias, o grande desafio é interpretar tanta informação, descobrir o que é realmente importante e armazenar de forma adequada e segura tanto conteúdo. E haja espaço, e energia, para guardar com integridade tudo isso!!!
Cerâmicas Ontem, Cerâmicas Amanhã
Huyra Estevao de Araujo
Graduação em Física pela Universidade Federal de São Carlos, com Mestrado e Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pelo Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos, considerado como o maior da América Latina. Nos últimos anos tem desenvolvido sua pesquisa na área de materiais cerâmicos voltados para células a combustível de óxido sólido. Possui larga experiência como docente em níveis de Educação Básica e Ensino Superior em instituições no interior de São Paulo. Está desde 2014 no IFSP e atualmente desenvolve pesquisa na área de Materiais Cerâmicos com projetos dentro do IFSP, CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), DEMa-UFSCar e South Carolina University com recentes participações em conferências internacionais na área.
Redes Neurais Artificiais: o futuro da Inteligência Artificial
Gustavo Voltani von Atzingen
Bacharel em Física pela USP – IFSC (2007), com mestrado e doutorado em Engenharia de Alimentos (2014 e 2017), também na USP. Trabalhou por 7 anos (2008 à 2014) no LAFAC - Laboratório de Física Aplicada Computacional da USP Pirassununga, participando de pesquisas em robótica, computação embarcada e inteligência artificial aplicada a Biossistemas e Engenharia de Alimentos. Atualmente é professor do IFSP Piracicaba, lecionando nos cursos de Licenciatura em Física e Engenharia Mecânica.
Preciso decidir logo, mesmo que o banco de dados seja imenso
Thiago Luís Lopes Siqueira
Bacharel em Ciências da Computação pela Unesp, Mestre em Ciência da Computação pela UFSCar, Doutor em Ciência da Computação pela UFSCar e Docteur en Sciences de l'ingénieur et technologie pela Université Libre de Bruxelles. Leciona e pesquisa no IFSP desde 2009. Sua pesquisa se concentra nos seguintes temas envolvendo Banco de Dados: data warehouse, online analytical processing (OLAP), data warehouse geográfico, spatial OLAP, indexação e vagueza espacial. Possui trabalhos publicados em conferências e periódicos nacionais e internacionais, bem como registro de propriedade intelectual. Já atuou como coautor de artigos científicos premiados no Simpósio Brasileiro de Banco de Dados e no Simpósio Brasileiro de Geoinformática, e já orientou trabalhos premiados e homenageados na Conferência Latino-americana de Informática, no Simpósio Brasileiro de Banco de Dados, e no Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.
bottom of page