top of page
17 de maio - 19h30 às 21h
Local: ForLen
​
O que fósseis e vestígios de pequenos microorganismos encontrados em áreas tão remotas como o coração da floresta amazônica ou o litoral norte do Espírito Santo podem nos indicar sobre o futuro? Venha conversar conosco, e descubra.
Micróbios salvadores do mundo?
Lucas William Mendes
Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) em 2006, obteve os títulos de Mestre (2009) e Doutor em Ciências (2014) pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Universidade de São Paulo (CENA-USP). Desenvolveu parte de sua pesquisa de doutorado no Departamento de Ecologia Microbiana do Netherlands Institute of Ecology (NIOO-KNAW, Holanda). Sua tese de doutorado recebeu menção honrosa no âmbito nacional pela CAPES em 2015, e em 2016 foi selecionada como melhor Tese da USP na área de Ciências Agrárias. Atualmente é pesquisador de pós-doutorado no CENA-USP em parceria com NIOO-KNAW. Tem como principal objetivo estudar e compreender o papel dos micro-organismos de solo e suas relações com o ambiente, buscando fornecer informações úteis para o uso da microbiota do solo na manutenção de ecossistemas, recuperação de áreas degradadas e promoção de cultivos agrícolas.
Pesquisar o passado para entender o presente e prever o futuro!
Luiz Carlos Ruiz Pessenda
Físico - UNESP/Rio Claro, Mestrado e Doutorado em Química Analítica pelo CENA/USP. Pós-Doutorado na Universidade de Waterloo - Canadá, com especializações em datação C-14 nos Estados Unidos e Canadá. Especialista em estudos de reconstituição ambiental (dinâmica climática, da vegetação e marinha) nos últimos 50 000 anos no Brasil com o uso de técnicas isotópicas (C,N) e de bioindicadores (pólen, algas diatomáceas, espículas de esponjas, fitólitos, etc.). Responsável pelo Laboratório C-14 do CENA/USP. Maiores informações sobre a carreira profissional e publicações nacionais e internacionais e vídeos didáticos podem ser acessadas em http://www.cena.usp.br/carbono-14
bottom of page