top of page
15 de maio - 19h30 às 21h
Local: Matuto Bar, Rua 242 número 190, Setor Universitário
Desmi(s)tificando a física quântica
A física quântica atualmente exerce no imaginário popular um fascínio maior do que qualquer outra teoria física. Isso provavelmente justifica a proliferação de expressões tais como: direito quântico, cura quântica, nutrição quântica, psicologia quântica, etc. Introduziremos alguns conceitos fundamentais da física quântica comparando-os com os da física clássica. Apresentaremos algumas aplicações tecnológicas e suas implicações. Por fim, discutiremos alguns empregos indevidos de expressões da palavra "quântica”.
Ardiley Torres Avelar
​
Físico, professor associado do Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás e pesquisador nível 1D do CNPq. Fiz mestrado em Semicondutores e doutorado em Óptica Quântica. Atualmente, minha área de interesse é Informação Quântica e Informação Quântica Relativística, Óptica Quântica Experimental e Teoria Clássica de Campos Escalares aplicada em Matéria Condensada.
Norton Gomes de Almeida
​
Doutor pela Universidade Federal de São Carlos em 2001. Pós-doutor pela USAL - Universidade de Salamanca - ES, na área de Teoria Quântica de Campos. Atualmente é Professor da Universidade Federal de Goiás - UFG e Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Tem experiência na área de física, atuando principalmente nos seguintes temas: interação da radiação com a matéria, teletransporte de estados quânticos, resposta negativa em sistemas quânticos abertos, entrelaçamento de sistemas quânticos e informação quântica.
bottom of page