17 de maio - 19h30 às 21h

Local: Echos Studio Bar, Rua Agostinho Pattaro, 54 - Barão Geraldo

Trabalhar para produzir ou produzir para trabalhar? Felicidade se produz?”

A Energia que vem do Sol e da Lua

Economistas da felicidade” sugerem sete regras básicas para a produção de felicidade:  Atividade;  Viver em sociedade; Concentração; Expectativas realistas; Pensamentos e sentimentos “certos”; Não exagerar na procura pela felicidade; Felicidade pelo trabalho cotidiano.

A segurança energética assim com a segurança alimentar são prioridades para a manutenção da qualidade de vida e igualmente na busca por sua melhoria. A questão energética passa por usos de energia renovável crescente e pela universalização desse importante serviço. Vamos apresentar quais são as fontes de energia renováveis e não-renováveis, seus prós e contras e como o Brasil se mostra no contexto mundial com sua matriz energética. O que cada cidadão pode fazer para tornar o planeta uma casa mais habitável!

Fernando Nogueira da Costa

Professor Titular do IE-UNICAMP, pesquisando sobre Sistema Financeiro, Bancos, Teoria e Política Monetária, Macroeconomia e Inflação, Finanças Comportamentais, Ciência da Complexidade em Economia. Participou de direção estratégica de empresa pública como Vice-presidente de Finanças e Mercado de Capitais da Caixa Econômica Federal, entre fevereiro de 2003 e junho de 2007. Nesse período, representou a Caixa como Diretor-executivo da FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos. Publicou diversos livros, artigos acadêmicos e “de combate”, em jornais de circulação nacional e em blogs. Desde 22/01/2010,  seu blog – Cultura & Cidadania – recebeu mais de cinco milhões e quinhentas mil visitas.

José Dilcio Rocha

Engenheiro Químico, Mestre em Planejamento de Sistemas Energéticos e doutor em Engenharia Mecânica pela UNICAMP. Foi pesquisador visitante na Universidade de Strathclyde, em Glasgow, na Escócia, e trabalhou no National Renewable Energy Lab, no Colorado, EUA. Foi consultor no CENBIO - Centro Nacional de Referência em Biomassa em São Paulo e no NIPE - Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético da UNICAMP. Foi sócio-fundador da empresa BIOWARE Tecnologia, incubada e graduada pela INCAMP (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UNICAMP). Atualmente trabalha na EMBRAPA Gestão Territorial em Campinas SP, trabalhou na Embrapa Agroenergia em Brasilia DF. É professor do Mestrado Profissional em Agronegócios (MPAGRO) da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (EE-FGV/SP) desde 2008.