top of page

16 de maio - 19h30 às 21h

Local: Alzirão Empório Bar - Av. Barão de Itapura, 2365

​

Magia e Mitologia nos Discursos sobre Tecnologias

Vamos analisar, no repertório de imagens consagradas da cultura de massa, a produção de um imaginário social predisposto ao reencantamento instrumental do mundo por meio do consumo fetichista de ciência e tecnologia. Para isso, partimos da hipótese de que, sobretudo a partir dos anos 1970, no contexto do capitalismo informacional, o cinema, a publicidade e a imprensa consolidaram na memória coletiva a impressão de que a manipulação de aparatos tecnológicos conduz o usuário a uma experiência sagrada e transcendental. Por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental, sob a perspectiva da história cultural, identificamos um conjunto de imagens mitológicas recorrentemente empregadas para superar os temores em relação ao potencial apocalíptico da ciência e inspirar o culto à tecnologia.

O Futuro já não é o que era antes

As visões de futuro da literatura de ficção científica mundial

André Azevedo da Fonceca

​

Professor e pesquisador no Centro de educação, Comunicação e Artes (CECA) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutor em História (Unesp) com pós-doutorado no Programa Avançado de Cultura Contemporânea (UFRJ). Autor de “A construção do mito Mário Palmério”, entre outros livros.

Carlos Orsi

​

Jornalista especializado em divulgação científica, pioneiro do jornalismo de ciência na internet brasileira e escritor, ganhador por duas vezes do Prêmio Argos como autor do Melhor Conto Brasileiro de Ficção Científica (2013 e 2015). Autor do romance distópico “Guerra Justa” e dos livros de divulgação científica “Livro dos Milagres”, “Pura Picaretagem” e “Livro da Astrologia”.

bottom of page