16 de maio - 19h30 às 21h

Local: Alzirão Empório Bar - Av. Barão de Itapura, 2365

Magia e Mitologia nos Discursos sobre Tecnologias

Vamos analisar, no repertório de imagens consagradas da cultura de massa, a produção de um imaginário social predisposto ao reencantamento instrumental do mundo por meio do consumo fetichista de ciência e tecnologia. Para isso, partimos da hipótese de que, sobretudo a partir dos anos 1970, no contexto do capitalismo informacional, o cinema, a publicidade e a imprensa consolidaram na memória coletiva a impressão de que a manipulação de aparatos tecnológicos conduz o usuário a uma experiência sagrada e transcendental. Por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental, sob a perspectiva da história cultural, identificamos um conjunto de imagens mitológicas recorrentemente empregadas para superar os temores em relação ao potencial apocalíptico da ciência e inspirar o culto à tecnologia.

O Futuro já não é o que era antes

As visões de futuro da literatura de ficção científica mundial

André Azevedo da Fonceca

Professor e pesquisador no Centro de educação, Comunicação e Artes (CECA) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutor em História (Unesp) com pós-doutorado no Programa Avançado de Cultura Contemporânea (UFRJ). Autor de “A construção do mito Mário Palmério”, entre outros livros.

Carlos Orsi

Jornalista especializado em divulgação científica, pioneiro do jornalismo de ciência na internet brasileira e escritor, ganhador por duas vezes do Prêmio Argos como autor do Melhor Conto Brasileiro de Ficção Científica (2013 e 2015). Autor do romance distópico “Guerra Justa” e dos livros de divulgação científica “Livro dos Milagres”, “Pura Picaretagem” e “Livro da Astrologia”.