16 de maio - 19h30 às 21h

Computação e Informação Quântica: Realidade, Fantasia ou Marketing?”

A privacidade está morta?

Em um mundo de vigilância global e coleta indiscriminada de dados, a morte da privacidade tem sido constantemente anunciada. Mas talvez não seja o caso em que o conceito esteja apenas em transformação? Sob uma perspectiva histórica, serão discutidos a origem da idéia de privacidade, obstáculos atuais e desafios futuros, com um pequeno experimento para ilustração.

Amir Ordacgi Caldeira

Graduado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973), mestrado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976) e doutorado em Física - University of
Sussex (1980). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Campinas , membro da Academia Brasileira de Ciências desde 2000 e Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico. Tem experiência na área de Física Teórica , com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: dissipação quântica, efeitos quânticos macroscópicos e sistemas eletrônicos de baixa Dimensionalidade.

Diego de Freitas Aranha

Professor Doutor na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desde 2014. Tem experiência na área de Criptografia e Segurança Computacional, com ênfase em implementação eficiente de algoritmos criptográficos e análise de segurança de sistemas reais. Coordenou a primeira equipe de investigadores independentes capaz de detectar e explorar vulnerabilidades no software da urna eletrônica em testes controlados organizados pelo Tribunal Superior Eleitoral. É Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília (2005), Mestre (2007) e Doutor (2011) em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas. É membro do Comitê Consultivo da Conferência Internacional em Criptografia e Segurança da Informação na América Latina (LATINCRYPT) e da Comissão Especial de Segurança da Sociedade Brasileira de Computação (CESEG).

Rodolfo Jardim Azevedo

 

Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998), doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e pós-doutorado na Universidade de Washington. Possui bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2. Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, orientando alunos do mestrado e doutorado em Ciência da Computação nas áreas de Arquitetura de Computadores, Sistemas Dedicados, Projeto de Hardware e Uso de Tecnologia na Educação. Foi coordenador do Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação do Instituto de Computação de 2007-2009. Faz parte do Comitê da Área de Ciência da Computação da CAPES. Publicou diversos artigos em conferências e periódicos, tendo recebido três prêmios de melhor artigo em conferências.