15 de maio - 19h30 às 21h

Local: Echos Studio Bar, Rua Agostinho Pattaro, 54 - Barão Geraldo

Serial Killers: Obesidade e Diabetes

Como Obesidade e Diabetes, duas doenças do Século XXI, entre outras comorbidades, cuja prevalência vem aumentando exponencialmente a cada ano, estão se tornando um grande problema de Saúde Pública e levando à morte prematura de indivíduos no mundo todo.

Sal, Pimenta e Stress: temperos do dia a dia

Aspectos moleculares, funcionais e comportamentais envolvidos nas alterações metabólicas desencadeadas pelo estresse e seus impactos na saúde humana.

Everardo Magalhães Carneiro

Mestrado em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e Doutorado em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e Pós- Doutoramento no Instituto de Bioingenería da Universidad Miguel Hernández, Espanha. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Biologia Estrutural e Funcional, Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas. Experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Endócrina, atuando principalmente no estudo dos mecanismos celulares e moleculares envolvidos com o processo de produção e secreção de insulina em modelos como desnutrição proteica, obesidade e diabetes.

Dora Maria Grassi Kassisse

Farmacêutica (Puc-Campinas), mestre (IB-Unicamp) e doutora (ICB-USP-SP) em farmacologia. Pós doutorado no Brasil em Estresse e no exterior, Lyon-França, na área de metabolismo.