top of page
16 de maio - 19h30 às 21h
Local: R. Maj. Matheus, 253 - Vila dos Lavradores
​
Por que reduzir a carne do meu prato pode fazer a diferença?
No Brasil, estima-se que cerca de 16 milhões de pessoas declare-se vegetariana, aproximadamente 8% da população. Que diferença minha dieta pode fazer para minha saúde? Para o meio ambiente? E para os animais? Vamos discutir em um ambiente descontraído como a mesa de um bar o porquê optar pelo vegetarianismo pode ser uma boa."
Valeria Cristina Sandrim
​
Bióloga, mestre em biotecnologia e doutora em farmacologia. Pós-doutorado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, com estágio no Beth Israel Deaconess Medical Center-Harvard Medical School. Foi laureada do Prêmio da Loreal/ABC/UNESCO “Para Mulheres na Ciência” e do Prêmio promovido pela Sanofi: Medical Services. Publicou mais de 90 artigos em revistas internacionais, e é Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq-1D. Atualmente, é supervisora do CEATOX e professora no Instituto de Biociências da UNESP-Botucatu onde desenvolve pesquisas relacionadas ao estudo de doenças cardiovasculares, incluindo busca de biomarcadores, métodos de prevenção e terapias. Dentre estas, uma envolve o estudo de dietas vegetarianas sobre o risco cardiovascular.
Se eu não comer carne vou comer o quê?
Tudo é mato até que se prove o contrário — ou que é gostoso. Primeiro, foram as alfaces, a couve, a rúcula, enfim, tudo o que se encontra nas feiras. Agora, as plantas alimentícias não convencionais, as PANCs, fazem a cabeça dos chefs, levando espécies como ora-pro-nóbis e taioba para os menus. Vamos discutir sobre alternativas para diversificar nossa alimentação, com a inclusão das PANCs no nosso cardápio.
Filipe Pereira Giardini Bonfim
​
Professor Assistente Doutor da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), Campus Botucatu, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Orientador permanente do Programa de Pós-Graduação em Horticultura (FCA/UNESP). Tem experiência em Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Cultivo e Domesticação de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares, Cultivo Orgânico de Hortaliças e Plantas Alimentícias Não Convencionais, Homeopatia na Agricultura e Sistemas Agroecológicos de Produção Vegetal. Graduado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em Engenharia Agronômica. Doutor em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Pós-Doutorado na Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG).
bottom of page