16 de maio - 19h30 às 21h
Local: Café com Letras – Centro Cultural banco do Brasil - Praça da Liberdade, s/n - Funcionários
​
Energia Nuclear: aplicações, possibilidades e mitos
A energia nuclear, também chamada atômica, é obtida a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido, liberando uma grande quantidade de energia. Essa fonte energética é responsável por muita polêmica e desconfiança: questões de segurança e de destinação de resíduos ainda são vistos como grandes obstáculos e afastam a opinião pública do debate. O principal uso da energia nuclear é a produção de eletricidade, no entanto, existem muitas outras aplicações em que a tecnologia nuclear utilizados direta ou indiretamente. Este painel do Pint os Science quer apresentar as diversas aplicações, as possibilidades e mitos que cercam o uso da energia nuclear.
TEÓGENES AUGUSTO DA SILVA
​
Graduado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado (1981) e doutorado em Engenharia Nuclear pela COPPE/UFRJ (1996). Foi bolsista CNPq de doutorado sanduíche no National Institute of Standards and Technology, Gaithersburg/EUA de dezembro 1992 a junho 1995.
Desde 1977 é servidor na Comissão Nacional de Energia Nuclear, CNEN, atuando hoje como pesquisador titular, docente de pós-graduação e chefe da Divisão de Reatores e Radiações no Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear, CDTN. Durante anos, atuou como docente colaborador sem vínculo, no Departamento de Engenharia Nuclear da UFMG. Atualmente, desenvolve pesquisas na área de Física Médica, com ênfase em Metrologia, Proteção Radiológica e Dosimetria das Radiações aplicadas à medicina.
HUGO MOURA DALLE
Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), mestre em Ciências e Técnicas Nucleares também pela Escola de Engenharia da UFMG (1999) e doutor em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Desde 1996 é tecnologista do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CDTN/CNEN). Tem experiência na área de Engenharia Nuclear atuando principalmente nos seguintes temas: neutrônica de reatores nucleares, transporte por Monte Carlo, análise de criticalidade, análise de blindagem, processamento de dados nucleares, aceleradores cíclotron e produção de radionuclídeos/radiofármacos PET. Como gestor público foi chefe da Divisão de Reatores e Radiações do CDTN/CNEN de 2011 a 2013 e desde 2014 atua também como chefe substituto do Serviço de Radiofármacos do CDTN/CNEN.