top of page

16 de maio - 19h30 às 21h

Local: Cantina do Lucas- Av. Augusto de Lima, 233 - Loja 18/19 - Centro

​

Esfera pública ampliada ou palanque virtual? Redes sociais e ativismo

A ampliação do acesso à internet e a multiplicação das redes sociais reconfigura o espaço de debate público que já foi extensamente problematizado em função da presença das mídias convencionais. Todo os dias, nos deparamos com  discursos inflamados no Twitter e gente “tretando” no Facebook. Cidadãos comuns encontram nesses espaços uma via para fazer ecoar sua voz e fazer presente sua opinião. Os movimentos sociais também procuram se valer deste espaço para conseguir visibilidade e legitimidade. 
Mas, essa pluralidade de discursos na esfera pública contribui para a criação de consensos e entendimento ou torna ainda mais confuso o exercício da democracia nos dias de hoje?

LORENA TÁRCIA

​

Jornalista, professora de webjornalismo, curiosa por natureza, caxias por opção. Acredita que a internet tenha sido criada para que pudesse se conectar com pessoas de todo o mundo. Passou pelas chefias de reportagem da rádio CBN e Rede Globo Minas, além da assessoria de imprensa de empresas de grande porte. Dormiu jornalista e acordou professora em 2001, a partir de um convite do UniBH. Apaixonou-se pela sala de aula, porém, o incômodo com a estrutura escolar – a mesma desde a formatura na PUC em 1987 -, a levou ao mestrado em educação, na Puc Minas. O doutorado em comunicação pela UFMG, com foco na BBC de Londres, foi concluído em 2015.

Entre os dois, formou-se em convergência de mídias pelo projeto IfraNewsplex da Carolina do Sul e atuou em projeto online de formação de jornalistas do Centro Knight, da Universidade do Texas. Atualmente, inicia o pós-doutorado também na UFMG. É uma apaixonada por tecnologias que conectam pessoas e expandem as maneiras de contar

histórias. Foca seus estudos em jornalismo, convergência de mídias e transmídia. Trabalha, atualmente, em um projeto de comunicação de interesse público no Timor Leste, buscando compreender as tecnologias de comunicação para além do universo digital.

GEANE ALZAMORA

 

Geane Alzamora é jornalista, mestre e doutora em Comunicação e Semiótica (PUC/SP-Brasil), professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social/UFMG, bolsista de Produtividade em Pesquisa/CNPq (Bolsa PQ, nível 2, processo

311914/2016-0), pesquisadora da Fapemig (Programa Pesquisador Mineiro, processo CHE-PPM-00263-15) e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermidiáticas (DCS/UFMG - http://nuccon.fafich.ufmg.br/). Co-organizou Textualidades Midiáticas (2017), 7 Propostas para o jornalismo Cultural (2009), Kulturdialoge Brasilien-Deutschland: Design, Film, Literatur, Medien (2008), e Cultura

em Fluxo – novas mediações em rede (2004). É especialista em Semiótica, Transmídia e Jornalismo – geanealzamora@ufmg.br.

bottom of page