17 de maio - 19h30 às 21h
Local: Filé Espeto & Cia - Av. Fleming, 271 - Ouro Preto
​
Envelhecimento e Alzheimer: memórias em apuros
Nossa memória é parte fundamental de nossas relações pessoais, da nossa personalidade e o registro do que já aconteceu nas nossas vidas. Perdê-la significa que grande parte da nossa interação com o nosso entorno será afetada. A doença de Alzheimer infelizmente ainda é incurável e causa, principalmente, perda de memória e confusão em uma população em sua maioria acima dos 60 anos. O que já sabemos sobre ela? Quais as estratégias para minimizarmos seus efeitos? Será que algum dia teremos a cura para vivermos nossa terceira idade de maneira plena?
RODRIGO NICOLATO
​
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1995), residência médica em psiquiatria e em psiquiatria geriátrica (HC-UFMG); mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Farmacologia Bioquímica e Molecular pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria, atuando principalmente nos seguintes temas: psicofarmacologia, psiquiatria, esquizofrenia, psicopatologia e psicogeriatria. Pós-Doutor em Farmacologia Bioquímica e Molecular, sob orientação do Prof. Dr. Marco Aurélio Romano-Silva, no Programa de Pós-Graduação em Farmacologia Bioquímica e Molecular-ICB-UFMG, de 2006 a 2007, com o tema Aspectos neuro-imunológicos dos esquizofrênicos.Professor adjunto de Psicologia Médica do Depto de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG.Especialista em Psiquiatra Geral e Psiquiatra Geriátrico pela ABP / AMB(Prova de Título).Sub-chefe do Serviço de Psiquiatria do HC da UFMG.Professor Responsável pelo ambulatório de Esquizofrenia e Psicoses Não-afetivas e Efeitos colaterais e metabólicos de psicofármacos do Servico de psiquiatria do HC / UFMG.Docente/Orientador do programa de Pós-Graduação em Medicina Molecular (mestrado e doutorado)da UFMG.Preceptor de Psiquiatria geriátrica do HC / UFMG.Professor de Psicologia Médica, Psiquiatria Clínica e Psicologia Médica Aplicada(prof responsável)(UFMG).Membro do INCT de Medicina Molecular(cord.: Marco Romano-Silva).Ex-Coordenador da Residência em Psiquiatria do HC/UFMG(nov de 2011 a 2014)).
MARIA APARECIDA CAMARGOS BICALHO
​
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), mestrado e doutorado em Farmacologia Bioquímica e Molecular pela Universidade Federal de Minas Gerais. Membro sócio - Alzheimer`s Association. Membro do INCT medicina molecular da UFMG e colaboradora do programa de pós graduação em medicina molecular da UFMG. Vice coordenadora do Centro Mais Vida de Minas Gerais, médica da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais, professora adjunta do departamento clínica médica da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora na área de envelhecimento, com ênfase em doenças neurodegenerativas e doenças cardiovasculares, da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência em Clínica Médica, Medicina intensiva, gestão em saúde e geriatria, atuando principalmente nos seguintes temas: comprometimento cognitivo leve, Doença de Alzheimer, biomarcadores na doença de Alzheimer, envelhecimento e polimorfismos genéticos. Coordenadora do ambulatório de Comprometimento Cognitivo Leve do Instituto Jenny de Andrade Faria do Hospital das Clínicas da UFMG. Orientadora permanente do Programa de Pós graduação em ciências aplicadas à saúde do adulto-UFMG. Colaboradora do Programa de pós graduação em medicina molecular da UFMG.