16 de maio - 19h30 às 21h
Local: Santa Praça – Arte, gastronomia e entretenimento - Praça Duque de Caxias, 306 - Santa Teresa
Cerveja: a ciência dentro da garrafa
Lagers, Ales, Bitters, Porters ou Stouts? Vários sabores, aromas, ingredientes e até microorganismos diferentes estão envolvidos no processo para a fabricação da cerveja. E nada melhor do que uma bem gelada para discutir tudo o que acontece antes daquele maravilhoso primeiro gole de um chopp, que melhora ainda mais o papo com os amigos no final da semana. Afinal de contas, por mais simples que possa parecer, juntar lúpulo, cevada e água para fabricar o líquido que lubrifica nosso convívio social envolve muitos mistérios! Já podemos abrir a primeira garrafa?
LUCIANA BRANDÃO
​
Bióloga, pesquisadora e doutora em microbiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora no curso de Pós-graduação em Tecnologia Cervejeira do Centro Universitário UNI-BH. Cervejeira caseira, membro da equipe dos projetos de extensão do ICB/UFMG - Laboratório da Cerveja: soluções em microbiologia e Laboratório da cerveja: da microbiologia à produção.
BEATRIZ BORELLI
​
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), Mestrado (2002) e Doutorado (2006) em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua como docente desde o ano de 2004 e atualmente é professora da disciplina de Microbiologia do curso de medicina da FAMINAS-BH e professora do curso de Especialização em Microbiologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Possui Pós-Doutorado na área de Microbiologia com ênfase em Microbiologia Industrial e de Fermentação, atuando principalmente nos seguintes temas: leveduras, fermentação, queijo minas artesanal, cerveja artesanal e indicadores microbiológicos de qualidade.