top of page

17 de maio - 19h30 às 21h

Local: Cantina do Lucas- Av. Augusto de Lima, 233 - Loja 18/19 - Centro

Mobilidade Urbana: vai pra onde?

Mobilidade é o grande desafio das cidades contemporâneas, em todas as partes do mundo. A opção pelo automóvel - que parecia ser a resposta eficiente do século 20 à necessidade de circulação - levou à paralisia do trânsito, com desperdício de tempo e combustível, além dos problemas ambientais de poluição atmosférica e de ocupação do espaço público. No Brasil, a frota de automóveis e motocicletas teve crescimento de até 400% nos últimos dez anos. Este painel quer refletir sobre este tema, bem como apresentar como a ciência e a tecnologia podem desenvolver soluções para tais problemas.

PAULO TADEU ARANTES

 

Arquiteto (1978) pela EA/UFMG. Especialização (1985) em planejamento urbano e regional pela Universidade de Dortmund, Alemanha. Mestre (1991) e doutor (2001) em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP). Recebeu o Faculty Enrichment Award do Governo do Canadá nos anos de 1991 e 2006. É Professor Titular da Universidade Federal de Viçosa, UFV, onde leciona, desde 1992, disciplinas de projeto arquitetônico no curso de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projetos Industriais e Institucionais. Coordena uma linha de pesquisa com ênfase nos seguintes temas: cidades criativas, economia criativa e acessibilidade. Foi diretor (2003/2008) do CENTEV - Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional da UFV e autor do projeto arquitetônico e urbanístico do Parque Tecnológico de Viçosa - TecnoParq. Foi vice-presidente (2006/2008) da Rede Mineira de Inovação, RMI. É consultor ad hoc do Instituto Presbiteriano Mackenzie e da Triple Helix Association. É membro do comitê científico da ANPROTEC. Tem experiência teórica e prática nos seguintes temas: desenvolvimento local e regional, planejamento e gestão de cidades de pequeno e médio porte, acessibilidade e mobilidade urbana. Atua como consultor e conferencista em temas como: acessibilidade, mobilidade, economia criativa, cidades criativas, empreendedorismo, parques tecnológicos, incubadoras de empresas, inovação tecnológica e criatividade.

PEOLLA PAULA STEIN

​

Mestre em Engenharia de Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos - EESC/USP na área de Planejamento e Operação de Sistema de Transportes. Trabalhou no Grupo Tectran-Systra, empresa de consultoria nas áreas da Engenharia de Transporte. É professora do CEFET-MG, Instituto Keynes e Instituto Pós Graduar. É autora do livro Introdução ao Gerenciamento da Mobilidade Sustentável. Realiza pesquisas nas áreas de Mobilidade Urbana Sustentável, Participação Cidadã no Planejamento Urbano e Psicologia do Trânsito.

bottom of page