top of page

24 de maio - 19h30 às 21h

Local: Cervejarium, Av. Independência, 3248 - Alto da Boa Vista

 

Genética do câncer, bioinformática e outros petiscos

O câncer é uma doença que afeta muitas pessoas, mas por quê não é “contagioso” como a gripe? Para conseguirem sobreviver, as células tumorais crescem sem controle sobre seu próprio destino: vida e morte (das células) passam a não ser tão bem definidos assim.

 

Porém, como as células saudáveis permanecem vivas e as células “doentes” são induzidas à morte? Há uma infinidade de mecanismos para controle deste tipo de atividade dentro das células e recentemente alguns tipos de RNAs também entraram nessa longa lista.Já pensou como a informática pode auxiliar a responder uma pergunta biológica tão complexa?

 

Neste sentido nós vamos falar sobre o papel de um grupo diferente de RNAs que atua no câncer e a importância de entender estes mecanismos no desenvolvimento de novos alvos para diagnóstico e terapias anticâncer. Além disso, vamos abordar métodos multipliciplinares, como a bioinformática, que auxiliam na compreensão de como os RNAs e outras moléculas atuam no câncer e em demais doenças.

Coordenadora

Profª. Rita Tostes

Possui graduação em Farmácia - pela Universidade de São Paulo (1990), Mestrado (1993) e Doutorado (1996) em Ciências Biológicas (Farmacologia, FMRP) pela Universidade de São Paulo. Realizou estágios no Albert Einstein College of Medicine - NY, University of Montreal - Clinical Research Institute of Montreal and Georgia Health Sciences University (Medical College of Georgia), GA. É professora Titular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) - Universidade de São Paulo.

Convidados

Ádamo Siena

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP (2013). Foi bolsista na Casa da Ciência da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto (2009 - 2013). Atualmente faz doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Genética, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Tem experiência em Biologia Geral e Genética Molecular (ênfase em câncer e genética de populações).

Anelisa Ramão

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (2005), mestrado (2010) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP (2014). Atualmente é bolsista na Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto, colaborando com as atividades de pesquisa desenvolvidas no laboratório de Genética Molecular. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Celular e Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: proteômica, motores moleculares e adesão focal, migração e câncer.

Jessica Plaça

Graduada em Biotecnologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atualmente mestranda da Universidade de São Paulo pelo programa de Oncologia, Células-Tronco e Terapia Celular. Realizou estágio em diversas instituições nacionais e internacionais, como o Center for Bioinformatics & Molecular Statistics (CBMS) na University of California- San Francisco (UCSF), Centro de Excelência em Bioinformática (CEBio-Fiocruz) e Laboratório de Genética Molecular e Bioinformática, FMRP-USP. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Bioinformática, Biostatística e Biologia Molecular.

bottom of page