top of page

15 de maio - 19h30 às 21h

Local: Av. Pedroso de Morais, 604 - Pinheiros

​

Bactérias pra que te quero!

Elas estão em toda a parte! Elas estão dentro de nós, na nossa comida, no nosso jardim, e nos nossos celulares. Elas vão dominar o mundo! Seriam ETs? Não, são bactérias, e sem elas o mundo acaba. Venha saber mais sobre essas lindas companheiras que te acompanham desde que você nasceu.

Tudo que você queria saber sobre evolução humana e tinha vergonha de perguntar a um chimpanzé

Não se trata propriamente de uma palestra, mas sim de um “brain storm” sobre o processo evolutivo humano, desde 7 milhões de anos atrás. O exercício será desenvolvido a partir da demanda da própria platéia sobre o tema.

Natalia Pasternak Taschner

​

Bióloga, formada pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, PhD em Microbiologia na área de Genética Molecular de Bactérias pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, fez seus pós-doutorados na área de Regulação Gênica em bactérias e na área de mecanismos de virulência em fitopatógenos pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. Sócia fundadora do blog de divulgação científica Café na Bancada (www.cafe-na-bancada.com.br), palestrante convidada em diversos eventos de divulgação científica,  congressos, e co-autora do livro Caçadores de Neuromitos II. Fundou também a iniciativa Cientistas Explicam, que oferece palestras, oficinas e capacitação de docentes para escolas, museus e institutos de pesquisa. Diretora no Brasil do festival internacional da divulgação científica Pint of Science – Um Brinde à Ciência, e colunista da revista Saúde.

Walter Neves

​

Walter Neves é Professor Titular do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da USP, onde implantou e coordena até hoje o Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos, único do gênero na América Latina. Tem ampla experiência nas seguintes áreas do conhecimento, com expressiva produção científica em todas elas: arqueologia, antropologia biológica, bioarqueologia, antropologia ecológica e paleoantropologia. Também dedica grande parte de seu tempo à divulgação científica para o grande público, através de artigos, livros e exposições museográficas. É mais conhecido pelo seu trabalho sobre “Luzia”, a primeira americana.

bottom of page