top of page

17 de maio - 19h30 às 21h

Local: Laundry Deluxe; R. da Consolação, 2937

Física de Altas Energias: transmutando curiosidade em conhecimento compartilhado

A divulgação científica vem se impondo como um instrumento fundamental para a circulação de ideias e informação ao público leigo. Agências internacionais de fomento reafirmam essa importância ao exigir que  os projetos de  pesquisa quecontemplam reservem  uma  parcela  do seu tempo e dedicação para a difusão de conhecimento adquirido. Várias atividades vêm   sendo desenvolvidas com essa motivação. São voltadas a retornar o investimento da sociedade na forma de conhecimento sobre os avanços da Ciência, inspirar adolescentes em sua escolha  profissional, capacitar professores de Ensino  Médio e formadores de  opinião, mostrar o aspecto atraente e gratificante das atividades científicas. Algumas dessas iniciativas particularmente interessantes,   desenvolvidas  no âmbito da Física de Altas Energias, serão apresentadas e discutidas.

A Ciência Desvendando  

os Limites do Real

Os meios de que dispomos para expandir nosso conhecimento envolvem o uso de ferramentas capazes de estender nossos sentidos e, ao mesmo tempo, a construção de uma estrutura formal que nos permita investigar com segurança o desconhecido. Pretendemos mostrar que a ciência, com seu perfil simultaneamente conservador e revolucionário, tem sido um excelente guia para desvendar os limites do real.

Sandra Padula

Bacharelado em Física pelo Instituto de Física da USP, Mestrado pelo Instituto de Física Teórica, Doutorado pelo Instituto de Física da USP, Pós-Doutorado no  awrence Berkeley Laboratory (Berkeley, CA, USA). Professora do Instituto de Física Teórica da Unesp desde 1991. Formação em Física de Partículas e Física Nuclear de Altas Energias. Desenvolve pesquisas em Fenomenologia de íons pesados a altas energias e em Física Experimental de altas energias desde 2008, como membro do grupo SPRACE/Unesp, junto à Colaboração CMS do Large Hadron Collider (LHC), no Centro Europeu para Pesquisas Nucleares (CERN), em Genebra, Suíça. Desde 2008 organiza com o SPRACE o evento internacional MasterClass, coordenado por pesquisadores do CERN, o qual mostra com atividades práticas o  dia-a-dia de um físico

Sérgio Novaes

Professor Titular da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Bacharel e Doutor em Física pela Universidade de São Paulo (USP) com Pósdoutorado no Lawrence Berkeley National Laboratory, EUA. Foi pesquisador visitante na Universidade de Wisconsin (Madison, EUA), Universidade de Valência (Espanha) e no Fermi National Accelerator Laboratory (Fermilab, EUA).  É Pesquisador Responsável do São Paulo Research and Analysis Center (Sprace). Coordenou a implantação do GridUnesp, o primeiro campus grid da América Latina e tornou-se Diretor Científico do Núcleo de Computação Científica da Unesp em 2009. Foi membro do International Committee for Future Accelerators (ICFA) de 2005 a 2007 e atualmente é o representante brasileiro na Comissão de Partículas e Campos (C11) da International Union of Pure and Applied Physics (IUPAP). Coordenou vários projetos de divulgação científica e de cooperação internacional com os (Madison, MIT e TexasTech), Portugal (IST, em Lisboa), Reino Unido (Edimburgo, Southampton e Imperial College).

bottom of page