top of page

17 de maio - 19h30 às 21h

Local: Laundry Deluxe; R. da Consolação, 2937

​

Física de Altas Energias: transmutando curiosidade em conhecimento compartilhado

A divulgação científica vem se impondo como um instrumento fundamental para a circulação de ideias e informação ao público leigo. Agências internacionais de fomento reafirmam essa importância ao exigir que  os projetos de  pesquisa quecontemplam reservem  uma  parcela  do seu tempo e dedicação para a difusão de conhecimento adquirido. Várias atividades vêm   sendo desenvolvidas com essa motivação. São voltadas a retornar o investimento da sociedade na forma de conhecimento sobre os avanços da Ciência, inspirar adolescentes em sua escolha  profissional, capacitar professores de Ensino  Médio e formadores de  opinião, mostrar o aspecto atraente e gratificante das atividades científicas. Algumas dessas iniciativas particularmente interessantes,   desenvolvidas  no âmbito da Física de Altas Energias, serão apresentadas e discutidas.

A Ciência Desvendando  

os Limites do Real

Os meios de que dispomos para expandir nosso conhecimento envolvem o uso de ferramentas capazes de estender nossos sentidos e, ao mesmo tempo, a construção de uma estrutura formal que nos permita investigar com segurança o desconhecido. Pretendemos mostrar que a ciência, com seu perfil simultaneamente conservador e revolucionário, tem sido um excelente guia para desvendar os limites do real.

Sandra Padula

​

Bacharelado em Física pelo Instituto de Física da USP, Mestrado pelo Instituto de Física Teórica, Doutorado pelo Instituto de Física da USP, Pós-Doutorado no  awrence Berkeley Laboratory (Berkeley, CA, USA). Professora do Instituto de Física Teórica da Unesp desde 1991. Formação em Física de Partículas e Física Nuclear de Altas Energias. Desenvolve pesquisas em Fenomenologia de íons pesados a altas energias e em Física Experimental de altas energias desde 2008, como membro do grupo SPRACE/Unesp, junto à Colaboração CMS do Large Hadron Collider (LHC), no Centro Europeu para Pesquisas Nucleares (CERN), em Genebra, Suíça. Desde 2008 organiza com o SPRACE o evento internacional MasterClass, coordenado por pesquisadores do CERN, o qual mostra com atividades práticas o  dia-a-dia de um físico

Sérgio Novaes

​

Professor Titular da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Bacharel e Doutor em Física pela Universidade de São Paulo (USP) com Pósdoutorado no Lawrence Berkeley National Laboratory, EUA. Foi pesquisador visitante na Universidade de Wisconsin (Madison, EUA), Universidade de Valência (Espanha) e no Fermi National Accelerator Laboratory (Fermilab, EUA).  É Pesquisador Responsável do São Paulo Research and Analysis Center (Sprace). Coordenou a implantação do GridUnesp, o primeiro campus grid da América Latina e tornou-se Diretor Científico do Núcleo de Computação Científica da Unesp em 2009. Foi membro do International Committee for Future Accelerators (ICFA) de 2005 a 2007 e atualmente é o representante brasileiro na Comissão de Partículas e Campos (C11) da International Union of Pure and Applied Physics (IUPAP). Coordenou vários projetos de divulgação científica e de cooperação internacional com os (Madison, MIT e TexasTech), Portugal (IST, em Lisboa), Reino Unido (Edimburgo, Southampton e Imperial College).

bottom of page