top of page

17 de maio - 19h30 às 21h

Local: Mosaico - Rua Aquidaban, 1342

​

Socorro: fui hackeado e o drone sumiu!

Sua impressão digital pode ser facilmente roubada? Será que você corre o constante risco de ser hackeado? Faz sentido nos preocuparmos com a segurança computacional? Para que ela serve e quais seus impactos na sociedade moderna?

 

Neste bate-papo, os pesquisadores mostrarão que, apesar de ainda ser considerado um item de perfumaria, tanto por desenvolvedores quanto por utilizadores de sistemas computacionais, a segurança pode modificar e atormentar a vida da humanidade. Entre os assuntos que serão apresentados está a complexa relação entre a segurança computacional e os famosos drones, um tipo de veículo aéreo não tripulado.

Kalinka Castelo Branco

​

Professora do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, Kalinka possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Fundação Paulista de Tecnologia e Educação (1995), mestrado (1999) e doutorado (2004) em Ciência de Computação pelo ICMC/USP e pós-doutorado pela The University of Sydney, em Sydney, Austrália. É membro da Sociedade Brasileira de Computação, atuando como secretária regional (São Paulo - Oeste). Trabalha com segurança de redes de computadores e de sistemas embarcados críticos, mais especificamente com veículos aéreos não tripulados.

Marcelo de Moraes Carvalho da Silva

​

Aluno de graduação do curso de Bacharelado em Ciências de Computação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos. É membro do grupo Ganesh, iniciativa de alunos do ICMC que trabalham com segurança computacional.

Natássya Barlate Floro da Silva

​

Possui graduação em Engenharia de Computação (2011) pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é aluna de doutorado direto no Programa de Ciências de Computação e Matemática Computacional do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, sendo integrante do Laboratório de Sistemas Embarcados Críticos (LSEC). Possui experiência na área de Engenharia de Computação, com ênfase em criptografia, sistemas embarcados críticos, veículos autônomos não tripulados, desenvolvimento de sistemas de controle e algoritmos de fusão de dados. Realizou um estágio de pesquisa no exterior na University of Sydney, em Sydney, na Austrália, na área de robótica e fusão de dados.

Guilherme Henrique Silva Guimarães

​

Advogado, especialista em Direito Processual Civil pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e mestrando em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente pela Universidade de Araraquara (UNIARA).

bottom of page