top of page

17 de maio - 19h30 às 21h

Local: Avenida Camilo Mazoni, 1581, Jardim Paraíso, Botucatu

​

O cérebro de meninos e meninas é igual?

Meus hormônios estão desregulados, quem bagunçou isso?

O que há de errado com a idéia de que os homens são homens e as mulheres são mulheres? Você já pensou a respeito disso? Será que o cérebro de homens é igual ao de mulheres? Embora esse assunto seja bastante divergente, não podemos ignorar que existem diferenças entre o cérebro feminino e masculino, e que essas diferenças são determinadas durante a gestação. Como isso acontece?? O que isso pode acarretar? Questões como estas serão discutidas em um bar da nossa cidade.

Hoje em dia é comum propagandas falando de produtos livres de Bisfenol A, Ftalatos e Parabenos. Mas o que isso quer dizer exatamente? Muito é falado que não se deve utilizar anabolizantes, mas por que não usar se apenas quero ficar forte? Pesticidas, fungicidas, vamos tentar abolir, a moda é ser orgânico, mas existe um motivo por detrás disso? E a famosa soja, é problema só porque é transgênica? Se não fosse seria tudo bem? Todos estes compostos têm mais em comum do que vocês pensam, eles e muitos outros, são conhecidos como desreguladores endócrinos e é fundamental para entender os possíveis efeitos no organismo, afinal, meus hormônios estão desregulados, quem bagunçou isso? É uma das perguntas que serão respondidas em um papo cabeça numa cervejaria da nossa cidade.   

Arielle Cristina Arena

​

Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Ciências Biológicas (Farmacologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente é professora assistente doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e orienta pelos Programas de Pós-graduação em Farmacologia e Biotecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e em Ciências da Saúde da Universidade Federal da Grande Dourados. Tem experiência na área de Morfologia e Farmacologia, com ênfase em Biologia e Toxicologia da Reprodução, Farmacologia da Reprodução e Embriologia. 

Cibele dos Santos Borges

​

Graduada em Engenharia Biotecnológica em 2010 pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP - Campus de Assis. Possui Mestrado e Doutorado em Biologia Geral e Aplicada, sub área Biologia Celular Estrutural e Funcional, finalizado em 2017 pela mesma Instituição, Campus Botucatu, Instituto de Biociências, no Laboratório de Biologia e Toxicologia da Reprodução e do Desenvolvimento – ReproTox, sob a orientação da Dra. Wilma De Grava Kempinas.  Realizou ainda doutorado- sanduíche no laboratório de Pesquisa do INRS, pela Université Du Montreal, sob a supervisão do Dr. Daniel G. Cyr (6 meses). Atualmente encontra-se no laboratório da Dra. Wilma De Grava Kempinas. Ao longo de sua pós-graduação, publicou 15 trabalhos científicos entre autorias e co-autorias e recebeu 12 prêmios científicos pelos trabalhos e currículo acadêmico.  Membro das sociedades SBTox (Sociedade Brasileira de Toxicologia), SSR (Society for the Study of Reproduction) e SOT (Socity of Toxicology).

bottom of page